ALERTA Android: elimine agora mesmo estas apps da PlayStore!

Os utilizadores Android têm de ter muito cuidado com um conjunto de apps que estão disponíveis na Google PlayStore. Assim chegaram para espalhar malware que ajuda a financiar os cofres dos utilizadores mal intencionados. O assunto é sério até porque elas já tiveram mais de 700 mil downloads. As empresas especialistas em segurança Trend Micro e McAfee têm relatórios em separado acerca das apps Android falsas. Lembro também que estas apps são capazes de roubar tudo dos smartphones Android das vítimas e até apoderarem-se das notificações SMS.

ALERTA Android: elimine agora mesmo estas apps da PlayStore!

Android Apps PlayStore

Este ameaça tem-se espalhado através de muitas apps na Play Store como editores de fotografia, puzzles ou apps de wallpaper.

A entrada na Play Store foi simples. Primeiro, lançam na Play Store, uma aplicação segura e sem qualquer problema. Assim esta app começa a ser instalada por centenas de utilizadores. Quando a base de instalação já é grande, é lançada uma segunda versão em que o malware passa a estar incluído. A partir desse momento, quem achava que tinha uma app muito simpática e útil no smartphone, passa a subscrever serviços premium e tem acesso a tudo o que não deve. Tudo isto sem autorização e à revelia da pessoa que tem a app no telemóvel.

As queixas apresentadas pela Trend Micro e pela McAfee levam as aplicações maliciosas a desaparecer da Play Store. No entanto, leva sempre algum tempo. Por exemplo, foi possível que elas chegassem a 750 mil dispositivos.

Android Apps PlayStore

Algumas que tem mesmo de apagar são:

  • com.daynight.keyboard.wallpaper (Keyboard Wallpaper)
  • com.pip.editor.camera2021 (PIP Photo Maker 2021)
  • com.light.super.flashlight (Flashlight)
  • com.super.color.hairdryer (Sound Prank Hair Clipper, Fart, Crack Screen Prank)
  • com.super.star.ringtones (Pop Ringtones)
  • org.my.favorites.up.keypaper
  • com.hit.camera.pip
  • com.ce1ab3.app.photo.editor
  • cool.girly.wallpaper (SubscribeSDK)
  • com.photo.modify.editor (Picture Editor)
  • com.better.camera.pip (PIP camera – Photo Editor)
  • com.face.editor.photo (Photo Editor)
  • com.background.wallpaper.keyboard (Keyboard Wallpaper)

O Joker não é novo. Assim, ele já tinha sido identificado há alguns anos num esquema que envolvia mensagens SMS Premium. No entanto, agora tem-se vindo a espalhar com muita força. Não fosse as medidas de proteção da Google e o problema poderia ser muito pior.

De facto é preciso muito cuidado com aquilo que instalamos. Assim uma simples e inocente app, pode revelar-se uma verdadeira dor de cabeça para quem tem um smartphone.

Pode ver a lista de aplicações relatada pela Trend Micro aqui e pela McAfee aqui.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S22: reveladas as novas cores e há uma surpresa!

A Samsung sabe que os olhos também comem e como tal aposta muito no design dos seus smartphones e inclusivamente nas cores. Ora o...

Placas gráficas novas em 2021? RTX 3080 Super já apareceu!

Na opinião de muitos especialistas, faz ZERO sentido lançar uma nova gama de placas gráficas, quando a atual continua tão rara e tão cara....

Windows 11: Microsoft acaba de deixar os utilizadores em pânico!

Há coisas que são difíceis de compreender. Como referimos outro dia na Leak, a Microsoft lançou uma nova versão do PC Health Check Tool....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!