Windows 10: Faz ideia do que é um ficheiro .DLL?

Se por ventura já andou a explorar os ficheiros do seu PC baseado no sistema operativo Windows, é provável que já tenha visto vários ficheiros .DLL, mas sabe o que são ou para que servem? Vamos tentar explicar.



Windows 10: Faz ideia do que é um ficheiro .DLL?

dll

Portanto, de forma muito resumida, DLL significa Dynamic Link Libraries, sendo basicamente a implementação da Microsoft de uma estrutura de biblioteca partilhada.

Agora temos outra questão… O que é uma biblioteca partilhada?

Pois bem, a ideia por detrás de uma biblioteca partilhada, passa por disponibilizar vários recursos importantes para os developers. Ou seja, evitar que os devs tenham de reinventar a roda cada vez que trabalham num novo programa, ao oferecer várias funcionalidades já feitas, por defeito.

Por exemplo, vamos imaginar que um programador está a trabalhar num programa que precisa de aceder a ficheiros armazenados no SSD do computador. Esse trabalho já está feito! Em suma, a biblioteca partilhada serve para o ‘dev’ ter acesso a estas rotinas, sem ter de criar o seu próprio código.

Claro que o programador poderia criar as suas próprias rotinas, e alguns até o fazem. Contudo, todo o seu trabalho pode deixar de funcionar numa qualquer atualização do sistema operativo, ou seja, todo o esforço pode resultar em tempo perdido. Com o uso dos .DLL, a equipa de desenvolvimento poupa trabalho, e tem a garantia que as coisas irão funcionar com o SO, neste caso o Windows 10.

Entretanto, como deve imaginar, apesar do ficheiro .DLL ser um exclusivo Windows, a verdade é que as bibliotecas partilhadas são uma constante em qualquer SO. Apenas têm outro nome. Ou seja, podemos encontrar algo muito similar no Windows, Mac OS, Linux, Apple iOS ou Google Android.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

iPhone 13 Pro Max vs Galaxy S22 Ultra: quem resiste mais?

O lançamento de novos smartphones significa novos testes. Enquanto alguns são mais calmos e limitam-se ao normal, outros são mais perigosos. Pelo menos para...

Especial – O que é uma TV Box? É uma porta aberta para o IPTV!

É muito provável que já tenha ouvido falar de aparelhos denominados de TV Box, Box Android, ou Smart Box, por essas Internets fora. Pois...

Windows 10: atenção desative agora mesmo estas opções!

É verdade que o Windows 11 está quase a chegar. No entanto ainda há muitas pessoas que estão a utilizar o Windows 10 e...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!