Google Play Store: se tem estas duas aplicações remova-as já!

Ligações rápidas

A Google removeu duas aplicações Android que combinadas foram instaladas mais de 1,5 milhões de vezes. As aplicações ganhavam dinheiro através dos smartphones dos utilizadores com anúncios pop-up que passavam a aparecer por todo o sistema. Aparentemente não parece nada de grave certo? São apenas anúncios a serem mostrados. O problema é que estes anúncios causam um problema no componente de que mais necessitam para usar o smartphone: a bateria. Sim, a autonomia caía muito e isso sim ninguém gosta.

Google Play Store: se tem estas duas aplicações remova-as já!

O trabalho das duas aplicações foi descoberto pela empresa Wandera (via ZDNet). Dito isto, o Sun Pro Beauty Camera teve mais de 1 milhão de instalações, enquanto o Funny Sweet Beauty Selfie Camera obteve 500.000 downloads. Se instalou alguma destas aplicações no seu smartphone Android, deve desinstalar agora.

Estas aplicações maliciosas normalmente não são fáceis de encontrar nem de remover. De facto a melhor ideia é ir às definições, à lista de aplicações e remover.

Essas duas aplicações, considerando que se trata de adware, foram removidas pela Google após 1,5 milhões de instalações combinadas.

Uma vez instalada, a Sun Pro Beauty Camera, executa anúncios em ecrã total, mesmo que a app não esteja aberta. No entanto isto só acontece depois do utilizador aplicar um filtro a uma fotografia e descarregar a foto.

Entretanto não foi só a Google a perceber que estas aplicações são maliciosas, nem a firma de segurança que as descobriu. Nos comentários às apps pode ler-se coisas como: “Lixo, por favor, não descarregue esta aplicação. São apenas anúncios, só isso, nada mais”. Outro relata que “… os anúncios continuam a aparecer.” Um terceiro afirma que: “Não encontrei nada útil e os anúncios estavam em todos os lugares”.

De facto quando vemos uma aplicação com comentários como este mais vale ficarmos longe. Infelizmente este não é caso único e há muito mais aplicações do género espalhadas por aí!

Como remover as aplicações

Abra a aplicação Google Play Store Google Play. Depois aceda ao menu através dos três traços do lado esquerdo. Posteriormente opte por Os meus jogos e apps. Carregue na aplicação que quer remover e escolha desinstalar. Assim será muito mais simples!

Leia também:

O Google Maps recebeu uma novidade que vai muito além do GPS

(Especial) A Google saiu da Huawei, mas a Huawei não saiu da Google!

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Que modelos de MacBook incluem ecrãs de 120 Hz?

Embora seja possível jogar no MacBook Pro, nem sempre foi o ideal. Isto é, até a Apple ter revelado os seus revolucionários processadores da...

Comprar telemóvel depois do Verão? Só se tiver isto!

Se escolheu esta altura, ou pelo menos, este ano, para mudar de smartphone então saiba que tem de dar especial atenção a alguns aspetos...

Os motores dos aviões podem funcionar com gasóleo normal?

Tal como na indústria automóvel, há uma variedade de motores de avião concebidos para funcionar com vários tipos de combustíveis. Até mesmo os aviões...

Waze e Google Maps: um é todos os dias e o outro para explorar

O Waze é uma aplicação de navegação GPS dedicada e o Google Maps oferece o mesmo como um dos seus serviços principais. Seja como...

Chegou a hora de trocar a bateria do seu smartphone?

Os telemóveis, sobretudo quando são novos, funcionam sempre bem. No entanto há sempre uma fase em que as coisas ficam mais tremidas. O problema...

O que faz a bateria do seu smartphone inchar?

Um dos maiores perigos que pode resultar do sobreaquecimento do telemóvel é o facto de a bateria poder começar a inchar. Este fenómeno é...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados