Inicio Hardware Afinal... Os Ryzen 3000 'Zen 2', podem não trazer grande melhoria de...

Afinal… Os Ryzen 3000 ‘Zen 2’, podem não trazer grande melhoria de IPC

É verdade que o ‘Hype’ à volta dos AMD Ryzen 3000 está neste momento, nos níveis mais altos de sempre! O que é completamente normal, visto que os novos processadores, estão prestes a chegar ao mercado.



No entanto, é também verdade, que muitos utilizadores estão à espera de um aumento de IPC (Instruções por Clock) à volta dos 10-20%, com a chegada da arquitetura Zen 2…

Mas é bem provável, que este número fique um pouco abaixo do esperado

Os Ryzen 3000

Há cerca de 6 meses, alguns rumores começaram a sugerir que um chip Epyc com 32 núcleos tinha um aumento de IPC de 13%, em tarefas cientificas. Contudo, a performance neste tipo de tarefas, é bastante diferente do que a performance em jogo.

Afinal de contas, a AMD até já vence a Intel neste tipo de tarefas… Mas continua a ficar atrás da Intel em 3-5% no Gaming.

Similarmente, também não faz muito sentido, usar um processador de 32 núcleos, pensado para servidores, como métrica da performance de um processador de 8-16 núcleos. Até porque o processador Epyc conta com 4 ‘dies’ CCX com 8 núcleos cada, o que irá acabar por dar origem a uma certa latência na comunicação entre as ‘dies’ e o restante sistema.

Os Ryzen 3000

Além disso, os ‘Workloads’ para processadores de servidor, são bastante mais bem otimizados


Ainda assim, posteriormente, os rumores ganharam uma nova vida! Quando Apisak encontrou um processador AMD com 12 núcleos na base de dados ‘Userbenchmark’. Que após vários cálculos no Reddit, chegou-se à conclusão que a nova arquitetura ‘Zen 2’, iria chegar com um aumento no IPC à volta dos 18%. (Isto, enquanto o site Tom’s Hardware, chegou aos 13%)

Contudo, estes cálculos foram utilizados, com vários Ryzen 7 2700X, todos eles com frequências diferentes… Por isso, são testes muito pouco fidedignos.

É que em testes mais rigorosos, a diferença foi apenas de 5.2%, um número que é na verdade, bastante mais realista e fácil de alcançar, pela fabricante. Em suma, existem várias fontes a sugerir um aumento de IPC, à volta dos 10-20%… Mas não têm grande fundo de verdade que os apoie.

É claro que a AMD nos pode impressionar, mas também é importante, manter os ânimos controlados, não vá uma onda de desilusão abater-se sobre nós


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo! Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

AMD Radeon RX 6900 XT: a derradeira arma contra a Nvidia!

A AMD Radeon RX 6900 XT foi oficialmente anunciada. Na prática representa a maior arma da AMD contra a rival Nvidia e uma bela...

Galaxy Watch Active 2 recebe mais uma prenda do Galaxy Watch 3

A Samsung lançou um novo update para o Galaxy Watch Active 2 e o aspeto interessante é que chega com mais uma funcionalidade do...

O iPhone 12 tem carregamento inverso… Mas é só para a Apple!

Ao que tudo indica, os novos iPhone 12 têm mesmo a capacidade de carregar outros aparelhos sem fios. Informações que chegam agora à Internet...

GMC Hummer EV chega com 1000 cavalos elétricos de potência!

A Hummer é sem sombra de dúvida uma das fabricantes mais conhecidas por criar imponentes veículos capazes de enfrentar todo o tipo de terrenos....

Os consumidores voltaram a confiar na Nokia! E agora?

A Nokia não é obviamente a mesma marca que dominou os anos 90 e o início dos anos 2000. Afinal de contas, agora percente...