Afinal de contas, o que acontece se não ativar o Windows 10?

Uma das maiores dificuldades dos utilizadores à procura de um novo PC (Desktop ou Portátil) é o facto de ter de pagar ~100€ por uma chave oficial do Windows 10. Sim, é verdade que existem vários sites por essa Internet fora com chaves baratas (muito mais baratas!), mas também é verdade que este mundo das keys é uma área cinzenta.

Por isso, hoje vamos falar do que poderá acontecer se decidir instalar o Windows 10, mas nunca o ativar! Será que existe alguma necessidade para ter medo? Perdemos alguma funcionalidade? Vem algum ninja da Microsoft a nossa casa para nos obrigar a ativar o Sistema Operativo? Vamos descobrir!

Afinal de contas, o que acontece se não ativar o Windows 10?

não ativar o windows

Portanto, nos primeiros 30 dias, nada irá acontecer, naquilo que é basicamente um período de teste que a Microsoft oferece a todos os utilizadores.



Contudo, posteriormente, sempre que entrar no Windows, irá começar a ver uma mensagem de aviso a dizer que o Sistema Operativo não é genuíno. Ou seja, basicamente um aviso para o utilizador comprar uma chave genuína. Contudo, pode simplesmente ignorar o aviso e fazer ‘Skip’.

Depois de tudo isto, irá deixar de conseguir definir um Papel de Parede, ficando apenas com uma ecrã preto e uma marca de água no canto inferior direito a informar que não tem o SO ativo. Curiosamente, se por ventura tentar meter um wallpaper, vai receber outro aviso para ativar o Windows. Aliás, na verdade, vai perder todo o acesso a qualquer personalização do Windows 10, como o fundo do Lock Screen, Temas, cores, etc… Fica tudo indisponível no menu. Mas as limitações ficam por aqui!

Esquecendo tudo o que disse em cima, poderá continuar a usar o Windows 10 sem qualquer problema, tendo acesso a todas as restantes funcionalidades e até atualizações de software.

Por isso, se não quer pagar o Windows, não tem de o fazer! Desde que saiba que vai ter de lidar com algumas limitações leves. Entretanto, se preferir usar um ‘Activator’, tenha muito cuidado, porque pode não valer a pena ficar vulnerável a ataques para apenas ter acesso a novos papéis de parede.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Alerta: todos os Windows 10 e Windows 8 estão em risco!

Os investigadores de segurança descobriram uma falha num sistema que tem o nome pomposo de Microsoft Windows Platform Binary Table (WPBT). Na prática significa...

Conta Google: se receber este aviso pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

PlayStation 5 + SSD lento: O que pode acontecer à sua consola?

Como deve saber, a Sony lançou finalmente a atualização de firmware para a PS5, que permite a instalação de um SSD NVMe M.2 no...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!