NASA quer colocar abelhas robô em Marte

A Nasa tem duas equipas de investigadores a trabalharem no desenvolvimento de uma abelha robô que possa voar em Marte.

A agência espacial anunciou o projeto a 30 de março, embora esteja numa fase muito inicial. O objetivo passa por substituir os robôs modernos – que são lentos, volumosos e muito caros – por enxames de micro-robôs repletos de sensores e muito rápidos que podem cobrir muito mais terreno a um custo relativamente baixo.

Literalmente chamados de Marsbees, os pequenos robôs terão as asas do mesmo tamanho que as cigarras relataram os funcionários da Nasa. Apenas para que tenha uma ideia, as asas de uma cigarra podem variar entre os 3 e os 6 cms, dependendo da espécie.

Uma razão pela qual esta ideia pode funcionar é a baixa gravidade de Marte. O planeta tem apenas um terço da atração gravitacional da Terra, o que dá às abelhas marcianas uma vantagem, apesar da atmosfera muito rarefeita.

O jornal The Guardian relata que estas “abelhas” não só vão mapear o terreno de marte, como também vão recolher amostras do ar, na espécie de encontrar gás metano – um possível sinal de vida. Lembramos que o rover Curiosity da NASA já havia detetado baixos níveis deste gás.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 COMENTÁRIO

Leia também

pub