A Russia vai tentar fechar o acesso à Internet para ver o que acontece


Por em

A Russia vai tentar fechar o acesso à Internet para ver o que acontece – Uma lei, muito recentemente proposta na Rússia, irá obrigar os ISPs a implementar uma espécie de ‘Kill Switch’, ou seja, uma forma de desconectar o país da Internet.

O governo quer ter esta capacidade, de forma a que consiga proteger os seus recursos na web, de agressões exteriores, conseguindo criar uma rede interna.

Dito isto, o primeiro teste vai ser conduzido já nas próximas semanas! (data ao certo, ainda desconhecida)

a Russia

A ideia desta experiência, é recolher informação, de modo potencialmente ‘emendar’ o programa Nacional de Economia Digital, uma parte da legislação, que tem estado em discussão no parlamento Russo.

Em paralelo, além do ‘Kill Switch’, os ISPs também vão ser obrigados a instalar equipamento, para redirecionar todo o trafego Russo através do Roskomnazor, a organização responsável pela censura e rastreamento de cidadões Russos.

Em suma, o governo russo, quer conseguir inspecionar todo o tráfego do seu país. Uma espécie de muralha, com a capacidade de manter independência, com uma intranet isolada, se necessário.

Escusado será dizer, que um teste deste tipo, nunca foi feito na história… Por isso, os ISPs estão ansiosos para ver o que vai acontecer! 

a Russia

Afinal de contas, nem existem certezas, se o teste irá inutilizar a ligação à Internet dentro do país… Ainda assim, todos os fornecedores de rede, aceitaram participar.

Curiosamente, os ISPs Russos, estão a trabalhar neste teste há vários anos! Mas ainda assim, não fazem a mais pequena ideia, do que fazer, para minimizar o tempo offline.

Em suma, Putin quer realmente avançar com esta lei. Mas primeiramente, quer ter a certeza que tudo corre como planeado. Aliás, o governo Russo, até se chegou à frente com o dinheiro, para que a infra-estrutura não falha.


O que pensa sobre isto? Será que faz sentido uma Rússia potencialmente isolada do resto mundo? Partilhe connosco a sua opinião sobre o assunto, nos comentários em baixo!

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.