Gosta de Fake News? E que tal de Fake 4K? É que ao que tudo indica, depois de vários meses de promessas de jogos de nova geração a 60 FPS na tão desejada resolução, tudo indica que as consolas da Sony e Microsoft irão ter algumas dificuldades no campo da performance, especialmente a mais fraca das duas, a PlayStation 5.
- Fortnite acaba nas duas grandes plataformas móveis! Entenda
- (Especial) A PS5 é realmente mais fraca que a Xbox Series X?
A PS5 está com sérias dificuldades no 4K! Vamos ter ‘Fake 4K’?
Portanto, talvez seja boa ideia começar a preparar a sua alma para alguma desilusão, visto que a grande maioria dos jogos ‘third party’ deverá deixar a resolução 4K na gaveta, preferindo apostar tudo em resoluções mais baixas, para conseguir oferecer maior fluidez.
O que claro está, deverá resultar na implementação de algumas técnicas de upscalling como já vemos na PS4 Pro.
Mas sabe o porquê de tanta dificuldade? Parece que a culpa é de uma funcionalidade da AMD!
Pois bem, parece que a tecnologia AMD SmartShift é a grande culpada pela grande dificuldades que os developers estão a ter nos seus projetos. Ao fim ao cabo, muitas das equipas não conseguem perceber o porquê desta escolha de tecnologia de frequência variável dentro da PS5. Não porque existe algo de errado com a tecnologia propriamente dita, mas apenas porque os developers não estão habituados a lidar com a funcionalidade no mundo das consolas.
O que é o AMD SmartShift?
O SmartShift chegou recentemente ao mercado com os APUs Ryzen Renoir, marcando também presença no hardware da PlayStation 5. Dito isto, é basicamente um gestor de TDP muito inteligente, sendo capaz de ajustar dinamicamente os recursos da consola entre o CPU Ryzen e o GPU Radeon. Ou seja, se o CPU estiver a ter mais carga, o SmartShift vai oferecer mais TDP (potência) ao CPU, caso contrário, irá oferecer mais potência ao GPU.
Em suma, estamos a falar de algo que irá causar alguns problemas no lançamento da consola, mas que deverá ser resolvido a médio/longo prazo. (À medida que os developers começam a perceber como tudo funciona.)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!