A partir de agora é iPadOS para o iPad e iOS para o iPhone!

ipad

A Apple tem grandes mudanças planeadas para o iPad! Isto segundo Craig Federighi, o ‘boss’ do departamento de software da empresa. Afinal de contas, a Apple revelou uma grande atualização de software, ontem, para os seus iPads.

A partir de agora, o iPadOS é o sistema operativo para os tablets da Apple!

Em boa verdade, nos últimos anos, a Apple tem trabalhado imenso nas capacidades multitasking, funcionalidades ‘Split-Screen’ e ‘Slide Over’, bem como mudanças na Dock. Tudo mudanças, que no fundo, fizeram com que a Apple decidisse criar um sistema operativo apenas para o iPad, enquanto o iOS fica para o iPhone.



Portanto, agora o iPadOS contém um novo ambiente de trabalho, com Widgets que podem ser expandidos. Além disto, a Apple também vai adicionar mais gestos multitasking, para mudar de aplicações mais convenientemente. E também para as abrir lado a lado.

iPadOS

O iPadOS foi desenhado para os tablets iPad da Apple, e por isso, vai dar uma grande liberdade à empresa, para mexer e refinar o SO, para estes ecrãs maiores. Assim, como a Apple também tem o watchOS para o Apple Watch, macOS para os computadores e tvOS para a sua Apple TV, agora chegou o iPadOS para os iPads.

Dito isto, a Apple também está a melhorar o Safari para oferecer uma experiência de navegação ‘desktop’, bem como um gestor de downloads como deve de ser. Curiosamente, até vamos receber agora 30 atalhos no teclado, controlos de texto, e até upload de fotos.



Similarmente, até o Apple Pencil vai receber algumas novidades!

A latência vai baixar de 20ms para 9ms, com a palete de ferramentas a receber uma atualização, para que as aplicações de terceiros, também possam utilizar a ‘caneta’ da Apple.

Em suma, todas estas novas funcionalidades, tornam o iPad mais que um tablet! O que no fundo, também distingue bastante o iPad do iPhone… O que são excelentes notícias, para quem gosta deste mercado, e não consegue viver sem o iPad.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.