Apple, Google, Facebook e Microsoft estão a lutar pela sua privacidade!


Por em

Apple, Google, Facebook e Microsoft estão a lutar pela sua privacidade! – Eu sei que o título parece estranho, quando estamos a falar de empresas que sabem tanto sobre nós.

Ainda assim, verdade seja dita, as grandes empresas tecnológicas, estão agora a dar muito mais importância à privacidade e segurança dos seus utilizadores… Contudo,  as agências governativas, adoram dar uma vista de olhos, nas chamadas e mensagens de algumas pessoas.

Como por exemplo, os espiões britânicos da GCHQ, que propuseram no passado mês de Novembro, uma maneira de conseguirem aceder a mensagens encriptadas!



Contudo, várias empresas, como a Apple, Google, Microsoft, WhatsApp, entre outras… Responderam, criticando a proposta, e a vontade de querer minar a segurança da encriptação fim a fim.

privacidade!

Afinal de contas, a Apple tem afirmado várias vezes, que os seus serviços e aparelhos, foram desenhados para proteger a privacidade e segurança dos seus utilizadores! O que inclui o uso de encriptação, para bloquear aparelhos. Bem como proteger o conteúdo das mensagens enviadas na aplicação iMessage e chamadas FaceTime.

Similarmente, o Facebook (dono do WhatsApp) anunciou um grande investimento na privacidade e segurança dos seus utilizadores. Nomeadamente, na implementação desta encriptação fim a fim, em todas as suas aplicações de chat.

Portanto, a Google, Microsoft e WhatsApp, são apenas 4 das 47 assinaturas, de uma carta aberta, publicada agora na Lawfare!

Criada, para criticar as agências do Reino Unido. Naquilo que não é a primeira vez, que várias empresas tecnológicas (muitas delas rivais), se unem em favor da encriptação de dados.

Caso não saiba, a ideia da GCHQ, é a adição de um membro ‘fantasma’ em certos grupos pré-definidos. No entanto, o facto desta funcionalidade existir, significaria que teria de ser desenvolvida, e posteriormente utilizada em qualquer conversação, sem o utilizador saber… Acaba por não ser a sensação mais confortável, para o utilizador final.

Por fim, pode ler a carta aberta aqui.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Call of Duty: Modern Warfare vai voltar com um ‘Reboot’!

Não espere encontrar o ‘Audio Jack’ ou mesmo botões no Note 10!

Seguinte