Inicio Hardware A NVIDIA não está preocupada com as novas placas da AMD?

A NVIDIA não está preocupada com as novas placas da AMD?

Pois bem, apesar de todos os rumores a sugerir placas NVIDIA limitadas de forma propositada à espera daquilo que a AMD tem para oferecer no mercado de placas gráficas em 2020. (Memória VRAM limitada por software, saiba mais aqui.)

E várias notícias a afirmar que a NVIDIA se queria afastar o máximo possível da AMD no campo da performance, para basicamente lhe meter o último prego no caixão com o lançamento das RTX 3000… Pois bem, eis que chegam agora à Internet alguns insiders da empresa a dizer que não existe o mínimo receio daquilo que a AMD poderá lançar! Bem… Mais ou menos.



A NVIDIA não está preocupada com as novas placas da AMD? Hmm…

NVIDIA preocupada

Portanto, é inegável que a NVIDIA ficou surpreendida com tudo aquilo que a AMD foi capaz de trazer para o mercado no último ano, especialmente quando temos em conta as jogadas no campo do preço e performance. (Price-Cut nas RX 5700, e lançamento da nova BIOS para a RX 5600 XT)



Por isso, muita coisa começou a circular na indústria acerca dos planos da NVIDIA de querer lançar algo verdadeiramente inovador, para deixar a AMD a comer pó.

Além disto,de forma bem curiosa, a gigante das RTX também decidiu abandonar as linhas de produção da Samsung para se juntar à AMD na carteira de clientes TSMC, de forma a ter acesso aos melhores processos de produção à face da terra. (O que correu mal! Mas já vamos explicar)

Ainda assim, os rumores e ‘leaks’ apontam para placas gráficas baseadas na arquitetura RDNA 2 realmente poderosas e capazes de rivalizar com as melhores ofertas da NVIDIA! Será que a NVIDIA está assim tão indiferente?

Nunca é grande ideia menosprezar uma gigante como a NVIDIA! Uma fabricante com uma sede de sangue inigualável no mercado. Ou seja, ficar à espera que a AMD repita o que fez à Intel é algo que não faz qualquer tipo de sentido… A AMD nunca irá ser capaz de repetir no mercado gráfico, isso é lógico.

Entretanto, segundo o famoso YouTuber Moore’s Law is Dead, a NVIDIA não está preocupada com aquilo que a AMD poderá ter na sua gama mais alta. No entanto, existe uma preocupação… O medo da NVIDIA está no facto da arquitetura RDNA2 ser capaz de bater a RTX 3080, que infelizmente irá ser baseada no processo de 8nm da Samsung em vez dos 7nm da TSMC.

  • RTX 3080 (Samsung 8nm) -> 15~25% mais rápida que a RTX 2080 Ti
  • RTX 3080 Ti/3090 (TSMC 7nm) -> 45~60% mais rápida que a RTX 2080 Ti

Samsung em vez da TSMC? Porquê?

A NVIDIA decidiu mudar de fabricante de semi-condutores em 2019, abandonando a TSMC para apostar na Samsung. No entanto, assim que a AMD começou a fazer um significativo sucesso com o processo de 7nm, a NVIDIA decidiu regressar com a sua arquitetura Ampere.

No entanto, nesta altura, a AMD já tinha conseguido garantir uma gigantesca parte da produção de 7nm da fabricante de semi-condutores. O que curiosamente obrigou a maior empresa a repartir os seus chips entre a TSMC e Samsung. Ou seja, a Samsung vai produzir os GPUs da RTX 3070 e 3080, enquanto a TSMC irá ficar responsável pela placa super premium, a RTX 3080 Ti/RTX 3090.


A NVIDIA não está preocupada com as novas placas da AMD? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

COVID-19: é perigoso receber encomendas vindas da China?

Passado tantos meses depois do início da pandemia, o mundo continua a estar alerta com as devastadoras e fatais consequências do famoso coronavírus! Afinal...

Google Fotos acaba de receber uma grande novidade no Android!

O Google Fotos é uma aplicação imprescindível em qualquer smartphone. É que graças a ela nunca perdemos qualquer fotografia ou vídeo. Fica tudo armazenado...

Samsung Galaxy A42 5G: renderizações estão na Internet!

A Samsung está a apostar forte nos smartphones 5G. Especialmente no campo da gama média. O primeiro passo foi dado com o Galaxy A51...

NVIDIA resolveu o problema das RTX 30! (Mas baixou as frequências)

Como deve saber, o (reduzido) stock de placas RTX 3080 está a dar problemas a quem fez tudo por tudo para conseguir meter as...

(Especial) A LG ‘estranha’ está de volta! E ainda bem!

Quando estamos inseridos numa indústria como a tecnológica, nomeadamente a de smartphones, começa a ser um pouco aborrecido ver aparelhos que são no fundo...