A Nintendo nunca vai lançar uma Switch Pro! Porque não precisa

A nova Nintendo Switch foi finalmente anunciada, com o simples nome de Switch OLED! Porquê este nome? É bastante simples! O hardware é muito similar às versões que já podemos encontrar no mercado, porque na verdade, além do ecrã OLED, e algumas melhorias no armazenamento e no som, a consola é virtualmente a mesma.

Porquê lançar um pequeno upgrade depois de tantos rumores relativamente ao lançamento de uma consola ‘Pro’?

Também é bastante simples… A Nintendo tem ZERO necessidade de lançar uma consola mais poderosa! Que vai obviamente ser mais cara de produzir, e por isso mais cara para o consumidor final.

Isto sem esquecendo que estamos no meio de uma crise de semicondutores sem precedentes! Porque haveria a Nintendo de optar por novos componentes, feitos a partir de processos mais avançados, que estão agora completamente saturados?

A Nintendo nunca vai lançar uma Switch Pro! Porque não precisa

nunca Switch Pro

Ainda há bem pouco tempo, tive uma “discussão” com o nosso responsável Gaming Gonçalo Henriques, devido às suas razões para a Nintendo ter obrigatoriamente de lançar uma nova consola, com um SoC mais poderoso.

Pois bem, na opinião do meu caro colega, a Nintendo tinha de aumentar a performance da consola, de forma a conseguir chamar mais e mais estúdios, para lançar e mais ports de qualidade. Ao que eu disse… A Nintendo não tem, nem nunca teve grande interesse em ports, ou vá… Os chamados jogos ‘normais’, que vemos no PC e consolas como a Xbox Series X ou a PlayStation 5! A empresa quer uma consola divertida, onde consiga lançar os seus próprios jogos, sem grandes pressões ou limitações no campo da criatividade. Tudo para posteriormente conseguir retirar muito e bom dinheiro.

Uma estratégia que historicamente tem funcionado muito bem para a Nintendo! Afinal de contas, salvo raras exceções, a Nintendo nunca teve a consola mais poderosa do mercado. Porque mais uma vez… Não precisa. Como exemplo disto mesmo, temos o caso da Wii, e claro, mais recentemente o exemplo da Switch.

Aliás, como deve saber, a Nintendo Switch sempre vendeu bem. Mas foi com a pandemia que a Nintendo percebeu a 100% que nunca faria sentido lançar um modelo Pro. Afinal de contas, quando chegou a pandemia de COVID-19, e os jogadores se viram fechados em casa, a consola prontamente esgotou, chegando a aumentar de preço em várias lojas, um pouco por todo o globo.

Por isso, se a consola é um sucesso, e mesmo passados quase 4 anos, continua a vender que nem pãezinhos quentes, porque haveria a Nintendo de apostar numa versão ‘Pro’?

nunca Switch Pro

Uma versão mais cara de produzir, e que teria de ser lançada a um preço mais alto, para manter as margens de lucro? É algo que nunca fez sentido na minha cabeça!

Especialmente porque mesmo que a Nintendo seguisse esta linha de pensamento, e existissem mesmo mais estúdios com interesse na consola… Nunca podemos esquecer, que a alegada Nintendo Switch nunca seria a ‘base’ do desenvolvimento. Ou seja, todos os jogos teriam de ser feitos para a Nintendo Switch normal, e depois, teriam de ter um modo de alta performance ou de qualidade visual. Um pouco ao estilo daquilo que tivemos a oportunidade de ver com a Xbox One X e PlayStation 4 Pro.

Isto mais uma vez, faria muito pouco sentido. Porque apesar de existir uma aposta muito mais forte pelos estúdios third-party. Ao contrário do que acontece nas consolas da Sony e Xbox, a grande maioria das vendas de jogos no mundo da Nintendo, fica mesmo dentro do mundo da Nintendo. Estamos obviamente a falar de jogos como Mario, Zelda, Smash Bros, etc…

Ou seja, trazer mais uma camada de complexidade, para uma plataforma, que até aqui, tem sido bastante simples, seria um tiro no pé. Já esta Switch OLED, com o seu design mais limpo, e algumas melhorias, deverá ser um caso sério de sucesso. Aliás, se a Nintendo manter o modelo ‘normal’ nas lojas, com uma ligeira queda de preço, é inegável que vamos ter uma época de loucura, com a consola novamente a esgotar um pouco por todo o lado.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S22: o grande upgrade nas câmaras não vai acontecer!

Já há vários meses que têm surgido na Internet rumores sobre o Galaxy S22 e isto não é uma surpresa. As pessoas querem sempre...

Semana brutal na Netflix! Viu os projetos que vão chegar?

De semana a semana, vamos recebendo novos projetos verdadeiramente brutais. Sendo que tal como na semana passada, também nesta teremos direito não só a...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alterações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!