Embora seja eficaz tomar medidas para manter as contas baixas, como limitar o consumo diário de água, utilizar um termóstato inteligente ou mesmo instalar aparelhos mais eficientes em termos energéticos, há um consumo potencialmente significativo de eletricidade que passa despercebido à vista de todos. Isto deve-se sobretudo aos aparelhos em standby e a verdade é que tudo faz a diferença. Neste regresso à vida ativa depois das férias saiba que se desligar estas cinco coisas vai reduzir muito a conta da luz. É sem dúvida ótimo para poupar algum dinheiro desde já!
Se desligar estas cinco coisas vai reduzir muito a conta da luz!
Muitos agregados familiares podem não ter consciência de que vários electrodomésticos podem, consumir pequenas quantidades de energia e, com o tempo, aumentar a sua fatura energética.
Embora não sejam os principais vilões por detrás das pesadas contas de eletricidade, desligá-los é uma estratégia essencial para a conservação de energia em todas as casas.
De facto há cinco principais electrodomésticos que “nunca” deve deixar em standby.
Consolas de jogos
Estes dispositivos de alta potência têm características de poupança de energia, mas também têm desvantagens significativas. Têm um sistema de ligar/desligar que os coloca num modo de espera de baixo consumo.
No entanto, muitos utilizadores esquecem-se de os desligar completamente ou desligam a televisão enquanto deixam a consola ligada, o que pode sair caro. Podem ser verdadeiros consumidores de energia em modo de espera. Alguns leitores já viram as suas contas de energia baixar depois de desligarem a consola quando não estava a ser utilizada.
As consolas de jogos representam cerca de seis por cento da fatura energética de uma casa.
Embora isto possa não parecer muito, ao longo do tempo, desligar a consola pode levar a poupanças notáveis.
Também não se deve descurar a atualização das consolas, uma vez que pode melhorar a gestão da energia.
Box de televisão
Deixar estes aparelhos em standby pode ser bastante dispendioso. De facto, o modo de espera destes aparelhos consome quantidades de energia semelhantes às das consolas de jogos.
Aparelhos mais antigos
À medida que os aparelhos eléctricos envelhecem, a sua eficiência diminui e começam a consumir mais energia. Isto deve-se muitas vezes a várias peças com mau funcionamento.
Um dos principais culpados pelo consumo de energia é um frigorífico antigo. Aconselha-se a não desligar este tipo de aparelho, mas a atualização para um modelo mais recente e mais eficiente pode ser uma medida sensata.
Micro-ondas
Mesmo quando não estão a ser utilizados ativamente, os fornos micro-ondas consomem energia simplesmente para manter o mostrador do relógio a funcionar. No entanto, pode poupar alguma energia retirando o micro-ondas da tomada ou utilizando uma extensão eléctrica para o desligar, o que pode baixar a sua fatura de eletricidade.
Computadores de secretária
Os computadores de secretária são famosos por consumirem mais energia do que os computadores portáteis, por isso lembre-se de os desligar sempre completamente. Desligue-os quando acabar de os utilizar e veja as suas contas a desaparecerem muito.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!