As televisões atuais estão muito à frente daquelas a que estávamos habituados antigamente. No entanto têm um aspeto em comum. Continuam a necessitar de eletricidade para funcionar. Mas, com todas as suas funções de última geração, quanta energia consomem, em média, as nossas smart TVs? Mas mais do que isso. O tamanho do ecrã da Smart TV afeta o consumo de energia?
O tamanho do ecrã da Smart TV afeta o consumo de energia?
O consumo de watts da sua televisão depende do tipo especÃfico que possui. Os televisores mais antigos, com tubo de raios catódicos, consomem normalmente entre 60 e 150 watts por hora. As Smart TVs precisam normalmente de consumir mais energia por estarem ligadas à Internet e possuÃrem funções mais avançadas de streaming e de jogos.
Os televisores de ecrã plasma são os que consomem mais energia, em média, podendo consumir mais de 300 watts por hora. Os fabricantes implementaram práticas energéticas mais conservadoras nos televisores LCD, LED e OLED e já não produzem televisores de plasma. Embora estes também possam variar em termos de consumo de energia, normalmente não ultrapassam os 100 watts por hora, chegando alguns a consumir apenas 30 watts por hora.
No entanto, as smart TVs consomem muito menos energia do que muitos outros eletrodomésticos comuns. Por exemplo, uma máquina de café normal pode consumir mais de 500 watts de energia, enquanto os aparelhos de ar condicionado em modo de ventilação podem consumir 750 watts.
A dimensão faz diferença
O tamanho da sua smart TV é importante por várias razões, desde garantir que cabe no seu carro até ter uma consola que a suporte. Se for um indivÃduo preocupado com a energia, pode até estar a perguntar-se se o tamanho do ecrã de um televisor afeta a quantidade de energia que consome. Em suma, sim, embora, mais uma vez, o tipo de TV também desempenhe um papel importante.
Como regra geral, esse número aumenta consoante o tamanho do ecrã. LEDs, LCDs e OLEDs com opções de ecrãs mais pequenos entre 15 e 24 polegadas normalmente não consomem mais de 50 watts por hora. Os televisores destas categorias que medem entre 30 e 60 polegadas podem consumir entre 30 e 200 watts durante a reprodução, o que não é assim tão mau. Por outro lado, os pequenos televisores de plasma podem atingir 120 watts por hora, mais do dobro do que os LED, LCD e OLED maiores consomem em média. É claro que o televisor também consome alguma energia quando está em modo de espera, mas raramente excede os 2,6 watts, mesmo no caso dos ecrãs de plasma.
No entanto, existem algumas formas simples de reduzir o consumo de energia do seu televisor, tanto quando está a ser utilizado como quando não está. Reduzir as definições de brilho e contraste do televisor, configurá-lo para um modo de poupança de energia, desligá-lo completamente ou retirar a ficha da tomada quando não está a ser utilizado são todas formas de poupar na conta da luz.