Se está inscrito na versão beta do Android Auto então temos boas notícias para si uma vez que a versão 12.9 acaba de ser lançada. Mesmo que não esteja pode ter acesso da forma como explicamos mais abaixo e vale realmente a pena. Assim vamos dizer-lhe o que encontra na nova versão e como descarregar o o Android Auto 12.9!
Já pode descarregar o Android Auto 12.9! Aproveite já
Como os utilizadores de longa data certamente sabem, a Google não partilha notas de lançamento para as actualizações do Android Auto, pelo que os utilizadores têm de fazer o trabalho árduo de descarregar e instalar as novas versões para determinar o que há de novo.
O trabalho nos últimos meses no espaço do Android Auto concentrou-se principalmente em pequenas melhorias pelo que não encontrará quaisquer alterações significativas ao instalar a versão 12.9. Mas isso não significa que não valha a pena instalar!
A Google provavelmente tem tentado resolver os bugs mais comuns no Android Auto, incluindo uma falha que impede os utilizadores de usar comandos de voz. O problema é um dos mais difundidos hoje, levando os utilizadores a atualizar o aplicativo do Google, mesmo que já executem a versão mais recente. Sem os comandos de voz, os utilizadores têm de confiar na introdução por toque e olhar para o ecrã para tudo. Ou seja, desde mudar a música que estão a ouvir e fazer uma chamada telefónica até configurar a navegação para um destino.
Embora esta atualização se concentre em melhorar a estabilidade e a fiabilidade geral da aplicação, a Google também está a desenvolver funcionalidades importantes para o Android Auto.
As novidades que estão a chegar
Em primeiro lugar, a empresa pretende integrar o suporte para ouvir rádio diretamente no Android Auto. Se quiser ouvir uma estação de rádio hoje – sim, alguns condutores ainda ouvem rádio FM – tem de sair da interface do Android Auto e aceder à interface nativa do veículo.
Depois de escolher a estação de rádio pretendida, tem de regressar ao Android Auto. Se quiser mudar de estação e ouvir outra coisa, tem de seguir novamente os mesmos passos. Forçar os utilizadores a sair do Android Auto não é a abordagem mais conveniente para os condutores, e a Google pretende resolver este problema integrando o suporte de audição de rádio na aplicação.
A empresa está a explorar duas abordagens
Uma versão permite que a Google crie um atalho na interface do utilizador do Android Auto que apontaria os condutores diretamente para a lista de estações de rádio no software nativo do veículo. Esta é a solução mais conveniente, embora signifique que os utilizadores continuariam a ter de sair da interface do utilizador do Android Auto para aceder às estações de rádio.
O outro método é mais complexo e implica que a Google integre o suporte para ouvir rádio diretamente no Android Auto. Esta opção leva tempo e é mais complexa, mas também abriria a porta a mais funcionalidades, incluindo streaming e rádio online. Eventualmente, o Android Auto seria capaz de oferecer uma experiência de audição completa num só local.
A outra grande funcionalidade em que a Google está atualmente a trabalhar é o suporte para ouvir conteúdos utilizando suportes amovíveis. Se tiver uma unidade flash USB com os seus MP3 favoritos e a ligar à porta USB do veículo, o Android Auto não consegue aceder-lhe. Tal como acontece com as estações de rádio, os condutores têm de sair da IU do Android Auto para utilizar o software nativo do veículo para reproduzir as suas músicas. A Google pretende que o Android Auto ofereça um acesso fácil a este conteúdo para que os condutores não tenham de sair da aplicação.
Como descarregar o Android Auto 12.9
Embora o Android Auto 12.9 beta seja destinado aos utilizadores inscritos no programa de testes, todos podem descarregá-lo fazendo sideload do APK nos seus dispositivos móveis.
Primeiro, deve descarregar o APK do Android Auto 12.9 beta aqui.
Não é necessário remover a versão existente do Android Auto do seu dispositivo, pois a atualização substitui automaticamente todos os ficheiros. Se nunca tiver feito o sideload de um ficheiro APK no seu dispositivo, poderá ser-lhe pedido que conceda permissões especiais porque o Android está configurado para permitir apenas a instalação de aplicações a partir da Google Play Store.
Se quiser esperar pela versão final a Google deve começar a disponibilizar o Android Auto 12.9 na próxima semana.