Windows 11 já suporta USB4 2.0! (80 Gbps)

Se existe uma tecnologia que tem vindo a evoluir a olhos vistos ao longo dos anos, é sem dúvida o USB! É cada vez mais a forma universal de conectar um qualquer aparelho a outro dispositivo, e claro, cada vez mais a forma universal de alimentar tecnologia moderna.

Já tivemos vários formatos, várias velocidades, e pelos vistos, a evolução continua a marcar presença no simples mas ainda tão necessário cabo.

Windows 11 já suporta USB4 2.0! (80 Gbps)

cabo USB-C carregamento rápido, diferenças entre USB 4 e USB 3

Portanto, apesar do facto de a especificação já ter sido lançada de forma oficial há qualquer coisa como 1 ano, ainda não existem muitos aparelhos a suportar ligações USB 4 no mercado. Ainda assim, a equipa responsável pelo desenvolvimento do Windows 11 decidiu acrescentar o suporte à tecnologia no sistema operativo mais popular do planeta, e o que provavelmente também indica que existem algumas preparações para suportar Thunderbolt 5 dentro de muito em breve.

Assim, com a última atualização pública, o Windows 11 ganhou suporte a conexões USB a 80 Gbps, ou seja, tem suporte ao mais recente USB4 2.0. Esta atualização chegou com a versão 22621.3235 e 22631.3235, que deve chegar aos computadores dos utilizadores ainda durante esta semana.

- Advertisement -

USB4 2.0 passou a ser uma realidade no final de 2022. Mas, ainda não existem produtos no mercado com suporte à tecnologia.

Esta é uma tecnologia que pode possibilitar a massificação de placas add-in, ou dock stations, oferecendo muito mais funcionalidades a máquinas portáteis. Porém, a realidade é que a versão 1.0 do USB 4.0 só começou a ser adotada no final do ano passado. Ainda temos muito que esperar.

Além disto, temos também suporte ao Wi-Fi 7 na versão de teste do Windows 11 (Canary). Uma nova versão da tecnologia de conectividade sem fios que vai permitir ligações 4x mais rápidas face ao Wi-Fi 6. (Porém, também ainda não existem muitos aparelhos capazes de suportar as novas velocidades no mercado.)

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.