A Apple fez uma grande aposta na arquitetura ARM nos últimos anos, chegando ao ponto de decidir que a parceria com a Intel era agora inútil e que teria de ser terminada. Afinal de contas, o desempenho do seu primeiro SoC (M1) é maior que qualquer alternativa Intel! Isto ao mesmo tempo que consume uma fração da energia dos processadores da gigante Azul dos microprocessadores.
Aliás, o desempenho do processador da Apple é tão bom na parte da bateria… Que um dos executivos do departamento de marketing da Apple pensava que era um bug!
A autonomia da bateria da Apple é tão boa, que parece um Bug!
A performance do Apple M1, especialmente a sua eficiência energética, é simplesmente extraordinária, ficando acima da grande maioria das alternativas existentes no mercado. Conseguir uma autonomia de bateria muito acima das 10 horas não é uma tarefa complicada num MacBook da Apple, sendo algo que tem sido elogiado por toda a crítica internacional.
Mas, entretanto, ficar a saber que um dos responsáveis da equipa de Martketing da Apple achava que os dados eram um erro do sistema, é de dar uma boa gargalhada.
Afinal de contas, Tim Millet, VP do departamento de arquiteturas de plataformas veio agora a público dizer que o objetivo da Apple não era igualar a performance da Intel, mas sim deixar a antiga parceira a comer pó.
“Se alguém fosse capaz de produzir um chip capaz de oferecer a mesma ou melhor performance, porque iriamos ter o trabalho de mudar? Qual seria o ganho? Por isso, o nosso objetivo foi sempre ter o melhor pacote possível.”
O resultado foi tão bom, que o VP de marketing (Bob Borchers) pensou que o indicador da bateria estava ‘avariado’.
“Quando vimos o primeiro sistema, o começámos a explorar, e o indicador da bateria nunca se mexeu, rapidamente pensámos “Oh pah, temos aqui um bug, o indicar da bateria não funciona.” Mas não, o consumo era mesmo real.
Entretanto, a Apple está agora a preparar o lançamento dos seus novos MacBook Pro, agora baseados no SoC M1X. Um SoC que deve perder um pouco da sua eficiência energética, para impressionar tudo e todos com novos níveis de performance. Isto tanto performance computacional, como na gráfica.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Entusiasmado para o novo Apple M1X? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!