O USB-C não ‘matou’ o afamado cabo USB ‘normal’! Porquê?

O USB-C chegou ao mercado com a promessa de revolucionar a conectividade por cabo, ao standardizar a velhinha entrada, ao mesmo tempo que prometia uma largura de banda muito superior. No entanto, apesar de as coisas estarem a evoluir a um ritmo interessante, a verdade é que não foi o sucesso tremendo que muitos pensavam… Afinal de contas, apesar de o USB-C já estar um pouco por todo o lado, ele nunca vem sozinho, vem sempre com portas USB-A a acompanhar. 

Além disso, é inegável que existe muita confusão à volta do formato USB. E aqui, a culpa é inegavelmente da indústria.

O USB-C não ‘matou’ o afamado cabo USB ‘normal’! Porquê?

Portanto, o USB tipo-C não chegou ao mercado há assim tantos anos, no entanto, está constantemente a ser atualizado com novos standards e novas tecnologias, o que é bom, mas ao mesmo tempo representa alguma confusão para os utilizadores. É que apesar do formato, dois cabos USB-C podem ser muito diferentes, especialmente na sua capacidade de transferência de dados ou energia.

Além disto, é muito difícil substituir um standard tão popular como o USB de um dia para o outro. Mas vamos por partes!

Antes de mais nada, o USB-C é o formato da entrada do cabo! O formato não tem nada a ver com as suas especificações técnicas e performance.

Assim, temos vários tipos de formato para o standard USB, como o A, o B, o C, o micro e o mini. Ou seja, temos de separar a coisa pela parte eletrónica e a parte física.

A parte física tem a ver com o formato, enquanto a parte eletrónica tem a ver com a capacidade de passar energia, dados, etc… Aqui temos outra nomenclatura, como o USBv2, USBv3.x e PD.

Assim, um cabo USB-A pode ser USBv2 ou USBv3.x, enquanto um USB-C pode ser USBv2, USBv3.x, Thunder 3&4, ou PD. Ou seja, se por acaso tiver um cabo USB-C na mão, este pode não ser USBv3.x, pode ser um standard mais baixo e menos capaz. Lá pelo cabo ser similar a outro no seu aspeto, não quer dizer que tenha a mesma capacidade no uso do dia-a-dia.

É exatamente por isso que é recomendável usar cabos originais para os produtos que compra. Por exemplo, tenho um SSD portátil que apenas chega ao seu potencial máximo com o cabo que vem de fábrica, qualquer outro cabo limita a sua velocidade em 90%. Entretanto, o mesmo pode ser dito acerca dos carregadores rápidos, é sempre boa ideia usar o cabo que vem de origem, para garantir que a velocidade máxima é alcançada, e claro, que o cabo não vai arder.

Quanto ao uso de vários formatos de cabos USB na indústria em 2021, tem tudo a ver com a transição! Que nunca pode ser feita demasiado rapidamente, ou demasiado lentamente. Agora estamos num meio termo, em que no mesmo aparelho (consola, PC, etc…) temos entradas USB-A e entradas USB-C. Com o passar do tempo, a entrada USB-A vai começar a ser cada vez mais rara.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!