Ligue-se a nós

Apple

Opinião – A Apple e a obsolescência planeada

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

Provavelmente já devem ter lido teorias da conspiração a dizer que a Apple diminui a velocidade dos seus iPhones e MacBooks antigos sempre que lança um novo modelo, táctica conhecida como “obsolescência planeada”.

  • Obsolescência planeada é uma estratégia industrial que tenta encorajar os consumidores a actualizarem os seus produtos mais cedo do que o necessário.

No entanto não existe nenhuma prova concreta que a Apple realmente faça isto, ou será que existe ?

Na minha opinião a verdade está algures no meio… mas, vamos aos factos.

Facto nº 1

A Apple resolveu patentear um modelo próprio de parafuso, chamado Pentalobe, utilizados em quase tudo o que a marca fabrica.
O grande problema é que estes parafusos são apenas uma forma de manter os utilizadores fora dos seus aparelhos…
Apple Obsolescência Planeada iPhone MacBook

As acusações desta prática não se vê apenas nos telemóveis da marca

Facto nº2

Nada de actualizações ao hardware ou reparações em casa!

Nos novos MacBooks, a memória RAM e SSD estão soldados à motherboard, impedindo qualquer tipo de modificação no computador, como medidas de aumento de desempenho(como aumento de RAM ou troca de disco rígido por outro com mais capacidade ou mais desempenho).

– Direcionando qualquer avaria em que seja preciso troca de componentes para a marca como extra.

Apple Obsolescência Planeada iPhone MacBook

O plano é forçar os consumidores a actualizar os seus aparelhos mais cedo, fazendo-os também dependentes da marca para qualquer tipo de reparação ou apoio técnico.

Isto pode ser considerado como obsolescência planeada.

As acusações no iPhone também têm fundo de verdade ?

Depois do escândalo das baterias, que falámos aqui, muito se falou acerca do que a Apple faz aos seus aparelhos antigos para aumentar as vendas dos modelos mais recentes, mas talvez as coisas não sejam tão preto no branco quanto isso

A performance de um iPhone mais antigo é provavelmente impactada pelo lançamento de novas versões do iOS e pelas actualizações de aplicações.

Novas versões do sistema operativo iOS bem como as aplicações desenhadas para as suportar, possuem funcionalidades pensadas para funcionar com o hardware dos novos modelos, com isto em mente, é normal que os modelos mais antigos fiquem mais lentos.

Apple Obsolescência Planeada iPhone MacBook

Isto porque tanto o iOS como as actualizações das apps podem simplesmente não estar optimizadas para funcionar com os processadores dos modelos mais antigos.

Será apenas da nossa cabeça ?

A empresa Futuremark sugere que a percepção de que um iPhone está a ficar mais lento também vem de um efeito psicológico, em que sabendo que existe um modelo novo e superior, faz com que o nosso pareça inferior.

Apple Obsolescência Planeada iPhone MacBook

Futuremark – Podemos ver que a pontuação do 5s continuou constante ao longo do tempo

Um iPhone costuma durar mais tempo que um aparelho Android ?

Embora seja verdade que aparelhos mais velhos tenham tendência a ficar lentos, alguns modelos mais recentes como o iPhone 6s ainda têm um desempenho excelente.

O meu iPhone 6s é ainda extremamente rápido apesar de já ter 2 anos em cima.


Nota do redator: O meu irmão teve um iPhone 4s desde o seu lançamento(em 2011), telemóvel que durou até ao mês passado, morrendo nas mãos do meu sobrinho bebé, que o meteu dentro da sanita ! xD

Apple Obsolescência Planeada iPhone MacBook

Imagem de @FakeDanaHeinze


Software

Em termos de obsolescência de software, os telemóveis Android tendem a não ter tantas actualizações de Sistema Operativo depois do seu lançamento, por isso é normal ficarem presos numa versão durante muito tempo, enquanto que um iPhone tem suporte da marca durante muito mais tempo, com actualizações disponíveis na hora.

Conclusão

A maior parte das pessoas quer ler “A Apple só quer é dinheiro, por isso mete os telemóveis mais lentos !

Mas a realidade não é bem esta, visto que suporta muito mais os seus telemóveis que as marcas rivais Android.

Como disse em cima, a verdade está algures no meio, cabe a nós perceber onde investir o nosso dinheiro, porque também podem ter a certeza que esta prática não é apenas da Apple.

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

1 Comentário

Partilhe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Mobile

Hardware

Publicidade

Entretenimento

Jogos

Auto


Copyright © 2018 Leak.pt Todos os direitos reservados