Apple apanhada a reduzir a performance do iPhone


Por em

Muitos utilizadores acusam os fabricantes, como a Apple ou a Samsung de lançar actualizações que degradam a performance dos seus modelos mais antigos.

Desta vez, foi a empresa GeekBench, developer de uma das ferramentas de benchmark mais usada em Smartphones, que  acusou diretamente a Apple disto mesmo, mas a razão para isso pode não ser a que pensa !

Normalmente esta táctica das empresas serve para empurrar os seus utilizadores para a compra de um novo aparelho, se o meu telemóvel está lento, talvez deva comprar um novo, não é ? 

Como podem ver pela imagem acima, este assunto não é recente, há muitos anos que se fala que a marca de Cupertino lança actualizações para diminuir a performance dos seus aparelhos. É interessante ver que o pico das pesquisas se encontra sempre nas datas de lançamento de novos terminais pela parte da marca.


Problemas com iPhones a desligar

No entanto uma teoria no Reddit, que até já falámos na Leak – aqui, sugere que a decisão da Apple para esta medida foi apenas para preservar a bateria dos seus aparelhos quando esta se degrada até um ponto em que origina problemas na sua utilização.

Há cerca de um ano, existiu um problema com os iPhones 6 e 6s, em que se desligavam do nada com percentagens de bateria altas, este problema foi aparentemente “resolvido” pela versão 10.2.1 do iOS, mas pelos vistos, este “fix” foi apenas um embuste, que nos capou os telemóveis.

Nota do Redator: Tenho um iPhone 6s com a versão 10.2(jailbreak eheh), e ainda hoje se desligou com 55% de bateria !


Resultados GeekBench

O interesse da Geekbench nasceu no facto que a idade e degradação de uma bateria não deveria ter impacto na performance do processador, no entanto utilizadores com pontuações mais baixas no bench, afirmavam que trocar a bateria melhorou imenso a performance das suas máquinas…

Os testes ao iPhone 6 mostram que usando a versão 10.2.0 do iOS, não muda a performance do processador, enquanto que a versão 10.2.1 cria uma disparidade distinta, com vários picos a aparecer na performance média, este efeito apenas piorou com a versão do iOS 11.2.0 – (este efeito também acontece no iPhone 7)

Parece que o problema está presente em todos os aparelhos da marca e apenas irá piorar com a idade, tudo começou no iOS 10.2.1.

É fácil assumir que a Apple introduziu esta medida para prevenir que os seus aparelhos se desligassem sem aviso prévio, mas a que custo ?

Se compro um smartphone de 700/800€, não está sequer nos meus pensamentos que vou perder um pouco de performance todos os dias !

No mínimo, a Apple deveria ter avisados os seus utilizadores do que esta medida iria fazer aos aparelhos.

Deste modo, a única coisa que conseguiu, foi alimentar a teoria da “Obsolescência Planeada”.

Obsolescência Planeada – A ideia desta estratégia é gerar lucros reduzindo o tempo entre vendas, limitando o desempenho de um aparelho propositadamente.


E vocês ? Prontos para gastar 1200€ no iPhone X hoje para amanhã já ser um bocadinho mais lento ?

Leia também

Ou veja mais notícias de Apple, Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Samsung inicia a produção em massa de memória DDR4 de segunda geração

Natal: Wireless Charging Station da Puro por 39,99 Euros

Seguinte