Bateria pode ser a causa de um iPhone lento


Por em

Todos os dispositivos ao logo do tempo começam a ficar mais lentos, a causa para tal pode ter várias fontes, mas nos iPhone 6 e 6S uma dessas fontes pode mesmo ser a bateria.

Com o passar dos anos e com as atualizações do iOS é normal que um iPhone comece a ficar lento, mesmo sendo dos dispositivos que costumam durar mais com uma performance idêntica ao longo dos anos.

Problemas na bateria do iPhone 6 e 6S

O ano passado a Apple lançou uma campanha de substituição de bateria para os modelos 6 e 6S, que apresentavam problemas de descarga rápida, uns aos 30% desligavam-se outros simplesmente aos 80%.

Depois de a marca se aperceber que o numero de terminais afectados era bem maior do que o esperado, decidiram fazer uma actualização de software. Este problema foi resolvido no iOS 10.2.1, não se sabe bem como a marca o fez, mas foi algo relacionado com a gestão de energia.

A “aldrabice” da Apple

Agora vários utilizadores chegam a uma conclusão em relação ao que a Apple fez, e que pode estar relacionado com a maior lentidão nos iPhone 6 e 6S.

Basicamente, verifica-se que a correção de software que a marca da maçã criou visava mudar dinamicamente a velocidade máxima de relógio do processador, dependendo da tensão que a bateria fornecia no momento, de modo a impedir que o terminal gaste muita energia e consequentemente se desligue.

Trocando por miúdos, é basicamente o que faz a função de poupança de energia, quando a percentagem chega a um certo nível o iPhone baixa a velocidade do processador, para gastar menos energia.

O problema é que nesta situação o iPhone está quase sempre com uma velocidade de processador muito baixa. Mesmo não estando no modo de poupança de energia.

Valores com diferentes baterias

Podemos ver nas fotos seguintes a comparação dos valores obtidos no GeekBench de um iPhone 6S com a bateria antiga e depois os valores com uma nova bateria.

Ao que parece esta “aldrabice” da Apple também é aplicada aos MacBook.

Mas atenção, mesmo que estejam a pensar em substituir a bateria do iPhone para que este fique mais rápido, tenham em mente que à medida que a bateria envelhece, o desempenho voltará a piorar.

Os processadores A10 e A11, encontrados nos iPhone 7 e nos novos iPhone 8 e X não são afectados por este problema, devido à sua arquitetura e modo de gestão de energia.

Podem utilizar a aplicação CPU DasherX (gratuita na App Store ), para verificar a velocidade do relógio do processador, supostamente deve estar nos 1848MHz mas muitos utilizadores encontram a velocidade nos 600MHz (meu caso).

Digam nos comentários se acham que o vosso iPhone está lento, e caso usem esta aplicação qual o valor apresentado ?

Passem pelas nossas redes sociais, Instagram, Facebook e Twitter para conteúdo exclusivo e ficarem a par de todas as notícias.

Se tiverem interessados em adquirir algum terminal da Forallphones podem usar o nosso promocode FPA03RJ e receber um vidro temperado gratuito com a sua compra !! Podem ver aqui a campanha de Natal da loja.

Leia também

Ou veja mais notícias de Apple

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Samsung Galaxy A8 (2018) não terá botão para o Bixby

Samsung Galaxy A8 (2018)+: Novo vídeo revela especificações

Seguinte