A AMD vai impressionar tudo e todos com os Ryzen de 5nm!

A AMD tem feito uma parceria espectacular com a TSMC, de forma a aproveitar ao máximo o seu processo de 7nm! Afinal, foi graças a esta tecnologia que a grande rival da Intel e NVIDIA conseguiu finalmente bater o pé à concorrência!  Ao fim ao cabo, quem diria que uma AMD quase na banca-rota, iria conseguir lançar 3 gamas de processadores super bem sucedidas, bem como uma arquitetura Gráfica (brevemente duas) capaz de por a NVIDIA em bicos dos pés?

Dito tudo isto, um novo relatório da TSMC parece indicar que a AMD poderá impressionar ainda mais nos próximos anos… É que o processo de 5nm vai ser uma autêntica bomba!



AMD Ryzen

Portanto, durante o dia de ontem, tivemos a oportunidade de ver um pouco do futuro da gigante TSMC. E claro, apesar de não existir qualquer menção à AMD ou os seus produtos, não é novidade para ninguém que as duas empresas são muito próximas. Ou seja, muito dificilmente a AMD irá deixar os 5nm passarem ao lado dos seus planos. Mas vamos às novidades propriamente ditas:

“A TSMC anunciou uma melhoria na densidade entre 1,84x e 1,87x em relação ao atual processo de 7nm.”

Assim, se a densidade vai aumentar entre 84 e 87%, é fácil dizer que vamos ter processadores Ryzen com um aumento dramático de desempenho e eficiência energética. Algo que a Intel não vai conseguir rivalizar com os seus 14nm, 10 nm, e nem sei se os seus 7nm têm alguma hipótese. (Alegadamente, os 10nm da Intel deverão ser equivalentes aos 7nm da TSMC, enquanto os 7nm da Intel ficam a par dos 5nm da TSMC)

No entanto, a AMD só irá entrar no mundo dos 5nm com a arquitetura Zen 4, muito provavelmente com os Ryzen 5000. Por isso, no próximo ano ainda vamos poder contar com uma gama de CPUs baseados nos 7nm. Ainda assim, se por acaso é fã do iPhone da Apple, tudo indica que o novo SoC do smartphone baseado no Sistema Operativo iOS irá ser produzido com as novas linhas de 5nm da TSMC em mente. Por isso, quando o smartphone for lançado, vamos imediatamente conseguir ter uma noção daquilo que a TSMC tem debaixo da manga.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

iPhone dobrável? Lançamento apenas em 2023!

Gosta dos esforços "dobráveis" da Samsung, Huawei, Xiaomi e Oppo? Pois bem, se por acaso gostava de ver algo no mundo Apple, ainda tem...

Placas gráficas estão 70% acima do preço normal! (E vai piorar!)

Estava à espera de uma melhoria de preços e de stock no mundo das placas gráficas? Ahah! Seu ingénuo! Em vez de melhorar, as...

Apple M1 a correr outros sistemas operativos? Está para breve!

Como deve saber, a Apple abandonou recentemente a Intel para meter todas as fichas que tinha nos seus próprios designs ARM. Uma aposta, que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!