Quarta-feira, Setembro 17, 2025

Apple: sensor de impressões digitais ultrassónico no ecrã

A Apple é a única empresa que tem como forma de desbloqueio num dos seus dispositivos apenas o reconhecimento facial 3D, falo claro do Face ID encontrado no iPhone X, mas agora rumores indicam que a empresa pode estar a preparar um sensor de impressões digitais ultrassónico debaixo do ecrã.

Depois do Face ID receber várias criticas a Apple pode muito bem estar a trabalhar numa alternativa, ou pelo menos adicionar mais uma forma do utilizador desbloquear o seu iPhone, isto de forma rápida e fácil, tal como um sensor de impressões digitais ultrassónico debaixo do ecrã.

Apple sensor de impressões digitais ultrassónico

Esta tecnologia de desbloquear o smartphone apenas tocando no ecrã já não é totalmente nova. A Vivo já implementou este recurso num protótipo, o Apex, mas é algo que ainda não foi produzido em grandes quantidades.

Atualmente, a tecnologia óptica é usada para fornecer este recurso. Basicamente usa a luz refletida para ler a forma da impressão digital e comparar com a impressão digital do utilizador. A grande inovação da versão ultrassônica, que está a ser desenvolvida pela Apple, Samsung e Qualcomm, é que esta capta pequenos detalhes da pele.

Neste momento os leitores biométricos ultrassónico encontrado nos topos de gama são considerados muito mais precisos do que a opção óptica. Há também uma terceira técnica que usa tecnologia capacitiva que detecta mudanças nos padrões elétricos para combinar impressões digitais.

Pelos últimos rumores a Samsung aparentemente decidiu descartar a ideia de usar um sensor de impressões digitais debaixo do ecrã no Samsung Galaxy Note 9. Como já aqui referimos, o objetivo passa por incluir o novo recurso no décimo aniversário da Samsung o Galaxy S10.

Muito provavelmente não veremos esta tecnologia a ser implementada num iPhone primeiro que num Android. Este ano o mais provável é continuarmos com o Face ID como principal forma de desbloqueio nos novos modelos, mas já sem o Touch ID.

Pode interessar:

Samsung Galaxy S10 pode realmente arrasar o mercado

Será que teremos um iPhone SE 2 parecido ao iPhone X

Fonte

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Últimas

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙