10 mil passos por dia. Será esse o número correto?

Se por acaso está por dentro do mundo dos smartwatches ou fitness bands, sabe que a ‘coisa’ vem sempre pré-configurada para um número de passos, que normalmente anda entre os 6000 e os 10.000. Mas será que estes números fazem sentido? Será que têm algum tipo de ciência por de trás?

10 mil passos por dia. Será esse o número correto?

passos por dia
Galaxy Watch Active 2: ~3 dias

Portanto, caso não saiba, segundo um professor de epidemiologia da Harvard T.H. Chan School of Public Health, de seu nome Dr. I-Min Lee, que por sua vez é um especialista no número de passos que realmente deveríamos dar todos os dias, os 10 mil passos que tanta vez vemos nos aparelhos de hoje em dia, têm como base um ‘alvo’ muito popular no Japão nos anos 60.

Aliás, tudo começou depois de um fabricante de relógios ter decidido aproveitar os jogos olímpicos de 1964 (Tóquio), para produzir e vender em massa um pedómetro, que claro está, tinha também o alvo de 10 mil passos diários.

No entanto, na verdade, não precisamos realmente de fazer 10 mil passos todos os dias. Para ter noção, segundo um estudo que teve como base mulheres à volta dos 70 anos. Foi descoberto que as participantes com 4400 passos diários, foram capazes de reduzir o risco de morte prematura em cerca de 40%. Isto em comparação direta com as mulheres que faziam menos de 2700 por dia. Estes benefícios continuaram até aos ~7500 passos diários. Depois deste número, as vantagens começaram a estagnar.

Entretanto, no lado dos homens, foi feito um outro estudo em 2020, em que mais uma vez, os 10 mil passos parecem ser um exagero. Com o ‘sweet spot’ a ficar uma vez mais entre os 7000 e 8000 passos diários.

Mas atenção, tanto nos homens, como nas mulheres, fazer mais passos equivale a mais benefícios, mas as vantagens começam a ser residuais após os 7000~8000 passos.

Assim, é aparente que não existe nenhuma magia à volta do número 10.000. Visto que este número nasceu de uma campanha de marketing feita nos anos 60. Mas se os conseguir fazer… Só tem a ganhar com isso!

Fonte 1, 2, 3

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

i9-12900K bateu um Ryzen Threadripper no seu melhor benchmark!

Como deve saber, a nova geração de processadores Intel Core 12000 está mesmo prestes a chegar às prateleiras! De forma a acompanhar o lançamento...

Memória RAM vai finalmente descer no fim do ano! É a loucura!

2021 tem sido um ano não para os entusiastas do mundo dos PCs. Bem, para dizer a verdade, é uma tendência que começámos a...

NVIDIA RTX 30 Super vai chegar ao mesmo tempo das placas Intel!

Estou farto de dizer que faz zero sentido lançar uma nova gama de placas gráficas, quando as atuais RTX 30 e Radeon RX 6000...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!