As reuniões virtuais no Zoom tornaram-se muito populares durante a pandemia de COVID-19 e mesmo agora em que já não estamos em confinamento elas vão continuar. Para além de suportar reuniões com até 100 pessoas esta aplicação está constantemente a receber novidades. Prova disso é que acaba de receber mais algumas. Uma que é talvez a mais interessante ajuda-nos a estar nas reuniões via Zoom e esconder a cara de quem queremos ignorar.
Zoom: já pode esconder a cara de quem não quer ver!
De facto, o último update adiciona duas funcionalidades que podem realmente ter impacto na forma como utiliza a aplicação. Primeiro, é possível bloquear os vídeos de outras pessoas com uma opção chamada “parar o vídeo”. Anteriormente, podíamos bloquear o nosso. Mas agora é também possível limitar os feeds de vídeo de outras pessoas que estão presentes na chamada. No entanto esta função não é apenas útil para deixarmos de ver algumas pessoas. É que ao mesmo tempo permite poupar também largura de banda!
Para além disso, o Zoom permite agora a formatação de texto no chat. Isto ajuda a expressar algumas coisas de uma forma mais clara. Letra enorme e a negrito para que percebam a mensagem… Existe também uma nova funcionalidade específica para Android. Assim é possível pagar uma subscrição Pro usando a faturação do Google Play em vez de passar diretamente pelo Zoom. Há também outras melhorias, bem como correções de bugs e melhorias de desempenho.
O Zoom é sem dúvida uma aplicação de muito sucesso e um concorrente de peso na área das reuniões e encontros vídeo. Aliás é por esse motivo que outros sistemas semelhantes estão sempre a adicionar funcionalidades para se manterem igualmente interessantes.
Lembro que recentemente a Google foi buscar muitos dos filtros do Zoom para o Meet destinado às plataformas Android e iOS. São bastante semelhantes ao do Snapchat e permitem transformar a sua face numa alforreca, gato, robô, cão e muito mais. Para além disso temos também uma nova secção de estilos que adiciona os efeitos preto e branco e lens flare. Para os experimentar, basta tocar no logotipo que aparece no canto inferior direito do feed de vídeo.