YouTube Premium? Vale realmente a pena aderir a este serviço?



Já passaram dois anos desde que o YouTube Premium foi lançado. Conhecido inicialmente como YouTube Red, este serviço está agora a ser disponibilizado como YouTube Premium e tem várias vantagens ao nível de imagem e som. No entanto, apesar de já ter dois anos, não é propriamente o rei da popularidade. Será que vale realmente a pena aderir ao YouTube Premium?

O que é o YouTube Premium e como aderir?

O YouTube é a maior plataforma de partilha de vídeos na Internet, com bastante conteúdo gratuito. Então, por que existe uma versão premium?

O YouTube Premium que pode testar gratuitamente aqui durante um mês tem um preço de 8,49 Euros. Por este preço temos direito a vídeos sem anúncios, reprodução em segundo plano, reprodução offline e acesso ao YouTube music premium.

YouTube Premium aderir

Qualquer uma das coisas que referi acima dispensam apresentações. No entanto, posso falar resumidamente do que fazem. A primeira faz com que não tenhamos anúncios irritantes em lado nenhum. Com a reprodução em segundo plano podemos ouvir vídeos longos, podcasts e músicas com o ecrã bloqueado. Temos também a possibilidade de descarregar vídeos para uma visualização posterior. Por fim, temos acesso ao YouTube Music Premium. Ou seja, música sem publicidade.

De facto, o YouTube Premium tem muito para oferecer. Mas as vantagens são tão boas como realmente parecem e o preço justifica-se?

As vantagens deste serviço

Se costuma assistir com muita frequência a diversos conteúdos no YouTube, a versão premium compensa mesmo. Logo à partida temos a experiência sem anúncios. De facto, a experiência sem anúncios do YouTube Premium é praticamente uma necessidade para qualquer pessoa que gaste um um tempo significativo nesta plataforma. É que nem sequer temos trailers do YouTube nem nada do género.

YouTube Premium aderir

Entretanto o YouTube Premium recompensa os criadores dos conteúdos que costuma ver. É que deste modo o YouTube partilha uma parte da receita de cada visualização que recebe dos assinantes.

As coisas boas não param por aí. O preço é muito interessante, especialmente pelo acesso ao YouTube Music. É que o serviço tem um enorme catálogo de músicas. O Spotify que é um dos principais concorrentes só dá acesso a música por 6.99 Euros por mês. Este por mais um pouco dá acesso a vídeos também sem publicidade. Para além disso ouvir música mesmo quando o ecrã bloqueia é uma mais valia.

O que necessita de ser melhorado?

Quando o YouTube Red foi lançado, todo o marketing parecia estar focado em conteúdos originais desenvolvidos por YouTubers. No entanto, nada disto aconteceu. De facto, a maioria dos originais não é exclusiva dos assinantes Premium. Eles podem ser visualizados com anúncios numa conta gratuita.

Com o que referi acima o YouTube Premium só vale realmente a pena se está a pensar ouvir música. Se for só para vídeos eventualmente não vale a pena pagar 8.48 Euros por mês.



mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também