XPG Levante 240 – Um AIO silencioso cheio de RGB com qualidade!

Quando pensa em atualizar ou comprar um computador, um dos componentes que imediatamente vem à cabeça é o CPU. Afinal de contas, para “espremer” todos os FPS possíveis num jogo, ou conseguir a melhor performance possível em workloads, não podemos contar apenas com o RGB, mas sim com um bom processador a funcionar da forma mais fresca possível.


Atenção! O RGB em nada vai aumentar a performance física do seu computador!


Dito tudo isto, desta vez tive o prazer de poder testar o cooler AiO XPG Levante 240 e posso dizer que o meu Ryzen 9 3900X nunca esteve tão feliz e contente como agora! Ao conseguir chegar a frequências mais altas, a manter ou até a baixar a temperatura ‘normal’.

XPG Levante 240

XPG Levante 240 – Design e Qualidade de Construção

A nível de design posso afirmar que este Cooler está qualquer coisa de brutal. Aliás, até as suas ventoinhas superam largamente as que podemos encontrar na caixa topo de gama da XPG (Review aqui).

Além disto, até a capa que protege a bomba é móvel para poder ajustar se necessitar de tal coisa na instalação. Contudo, aqui a ideia é engraçada mas não passa disso mesmo… é que apesar de móvel, a capa só pode ser instalada numa única posição. Isto obriga a que coloque o cooler na posição ‘correta’ para ficar com o logotipo na horizontal. “A Missed Oportunity here…”

Dito isto, temos um radiador 240mm que é mais leve que alguns rivais bem conhecidos, mas que ainda assim não deixa de fazer bem o seu trabalho.

Entretanto, a nível de dimensões, o radiador construído em alumínio com tubos de borracha revestidos conta com 272 x 121 x 27 mm. Já as ventoinhas são de 120 x 120 x 25 mm e o bloco de água conta com 86 x 72 x 36 mm.

A nível de qualidade, posso afirmar que mesmo a 100% durante várias horas, não notei barulhos excessivos. Aliás, as ventoinhas conta com “Fluid Dynamic Bearings” que no papel prometem um máximo de 34.0 dB, ou seja, sem qualquer timbre sonoro agressivo.

XPG Levante 240

Qualidade de construção 

Infelizmente, não consigo afirmar que temos aqui melhor qualidade do mercado, até porque assim que peguei no cooler, o achei demasiado leve para aquilo que prometia. Contudo, no uso do dia-a-dia, o equipamento superou as minhas espectativas iniciais.

Dito isto, temos tubos de borracha com uma manga de proteção que por sua conta são maleáveis mas ainda mantém alguma resistência. Admito que no início tive algum medo de os dobrar contra a curvatura “natural”, mas a verdade é que foram feitos para isto mesmo, e até agora só tenho elogios relativamente à sua resistência!

XPG Levante 240

Compatibilidade

O XPG Levante 240 garante compatibilidade para praticamente quase tudo, desde sincronizar com a sua motherboard da GigaByte RGB Fusion, Asus Aura Sync, MSI Mystic Light e até ASRock RGB LED.

Acho muito difícil encontra problemas neste campo.XPG Levante 240

Bomba e Arrefecimento

Ora bem, a utilização de um cooler AIO no seu computador acrescenta sempre um risco à sua construção. Isto porque… Juntar água a componentes eletrónicos nunca é grande ideia. Especialmente porque a grande maioria destes Coolers, não avisa quando falha, o que claro está, poderá criar problemas graves se as coisas não forem bem feitas, e se o próprio produto não for devidamente produzido.

Mas… Aqui… Podemos ter alguma confiança, visto que é um cooler baseado nos materiais de construção da famosa marca Asetek, uma marca que garante qualidade e silêncio mesmo em esforço!

Quanto às ventoinhas, temos aqui duas da marca XPG que fazem muito bem o seu trabalho, mantendo boa pressão e fluxo de ar necessários para o arrefecimento. Aliás, até o seu RGB é superior ao que esperava, com um aspeto “WOW” no ARGB que as salienta das ventoinhas originais da caixa XPG BattleCruiser.

XPG Levante 240

Comparação

Num teste rápido, este cooler a água conseguiu ser cerca de ~3-4ºC mais fresco, relativamente ao Corsair A500, um cooler a ar com 1.5kg de peso e grandes dimensões. Em suma, o Ryzen 9 3900X ao estar mais fresco automaticamente manteve um Clock mais alto com a temperatura baixa.



O teste foi realizado com o ‘Heaven Benchmark’ e ‘CPU-Z’ em stress ao mesmo tempo e a mesma pasta térmica por cerca de 20 minutos. Se gostam deste tipo de testes, digam nos comentários!

XPG Levante 240

XPG Levante 240 – Conclusão

A XPG é uma marca de componentes que tem vindo a apostar forte e feio no mercado com boas ofertas a um bom preço. Contudo, aqui, parece que a filosofia ficou um pouco de lado… Visto que é no preço que este cooler vai doer mais.

Entretanto, é preciso salientar que já testámos caixas, memórias e agora coolers da XPG e posso dizer que todos os componentes têm surpreendido nos testes! O que demonstra o esforço da marca no mundo gaming Europeu.

Em suma, além do arrefecimento em questão, o XPG ganha no som, na versatilidade, tudo isto com uma montagem relativamente fácil de executar.


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Leia também