Review Corsair A500: Um Cooler a ar que veio para roubar o trono

Quando escolhemos os componentes que vão dar vida ao nosso próximo computador, uma das decisões importantes é a escolha do tipo de cooler que queremos para o nosso processador. Afinal de contas, há quem não goste da ideia de ter água dentro da sua máquina, visto que aparelhos eletrónicos e humidade nunca é uma grande combinação. Por isso, temos sempre a hipótese de comprar um grande e poderoso cooler a ar, onde temos marcas de referência como a Noctua, e pelos vistos… A Corsair!

A Corsair é extremamente bem conhecida pelos seus coolers All-in-One, e curiosamente, há bem pouco tempo até fez uma grande aposta em blocos e bombas para WaterCooling ‘Custom’. Por isso, é com alguma estranheza que vimos a marca a voltar ao mundo dos Coolers a ar com o seu novo A500, uma solução gigantesca, mas bem desenhada, que vem tentar roubar o trono à Noctua e o seu NH-D15.

Pois bem, tive a oportunidade de testar o Corsair A500, o novo CPU cooler da Corsair que quer rivalizar os Reis do mercado!

Primeiramente, para completar o que dissemos em cima, já passaram mais ou menos 10 anos desde a ultima criação de um cooler deste género da Corsair. Sendo que a empresa nestes últimos anos decidiu focar-se forte e feio na nos Coolers AIO (All in One) de grande qualidade, que na verdade até são uma das escolhas favoritas dos entusiastas, graças à sua performance, mas também design.

Será que o Corsair A500 é um regresso de sucesso ao mercado mais tradicional dos coolers a ar? Um mercado completamente inundado por ofertas das mais varidas marcas? Vamos tentar perceber.

Qualidade de construção e praticabilidade – Corsair A500

Não é novidade para ninguém que a Corsair é uma das fabricantes que mais se preocupa na qualidade de construção dos seus produtos. Ao fim ao cabo, é uma das referências do mundo dos PCs. Algo que podemos ver neste A500, visto que a sua construção é realmente do melhor que podemos encontrar no mercado, com muita atenção ao detalhe. 

Primeiramente, as ventoinhas deste cooler ficam presas no seu lugar por uma espécie de corrimão, com um detalhe interessante, visto que o suporte das ventoinhas é apertado o suficiente para as poder deixar onde quiser.

Desta forma, apesar de ser maior que o meu anterior Cooler (que diga-se de passagem… Não era nada pequeno), tem um design feito a pensar nos restantes componentes. Ou seja, ao contrário da minha anterior solução que fazia alguma força no primeiro módulo de memória RAM, este fica simplesmente em cima desta área, apresentando um design bem pensado para qualquer tipo de motherboard, seja ATX, Micro-ATX ou Mini-ITX. (No entanto, é preciso ter cuidado com o tamanho disponível na caixa, visto que este menino não é baixinho)

Corsair Crystal Series 680X RGB

Continuando a questão da praticabilidade.

A sua aplicação é realmente rápida e de fácil encaixe! Nos testes que realizei, retirei o cooler várias vezes para mudar a pasta térmica e foi um mimo. Basta retirar a tampa superior e com a chave desapertar os dois parafusos para retirar todo o cooler, isto mesmo que tenha as ventoinhas encaixadas.

Uma nota importante é que irá necessitar de uma chave comprida para efetuar este trabalho. (Vem incluída na caixa.)

Corsair a500

Design e RGB – Corsair A500

Quando montado, apesar do seu tamanho, o design é “minimalista”! As linhas são simples, mas os cantos foram arredondados. A nível de cores este cinza com as ventoinhas pretas é a união ideal para a maioria das builds. Afinal de contas, fica bem nas duas cores mais escolhidas para desktop, preto e branco.



Falando em RGB… este cooler não tem RGB! A Corsair decidiu manter o design minimalista com umas ventoinhas a condizer, talvez para baixar o preço?! É que estamos a falar de um Cooler de 100€! No entanto, pode sempre substituir as ventonhas incluídas por outras RGB, se for esse o seu desejo.

Especificações e Tamanho

O importante antes de escolher um cooler deste tipo é garantir que a sua caixa é capaz de albergar tamanho monstro de metal com 1.5kg de peso.

Assim sendo estamos a falar de um Cooler com as seguintes especificações:

  • Altura – 162.3mm
  • Largura Profundidade – 146.1mm
  • Peso – 1.5kg
  • Sockets Intel – 115x, 1366, 2011x, 2066
  • Sockets AMD – AM2, AM3, AM4 e FM1

Corsair a500

Performance e Ruido

A nível de performance, quando coloquei o Corsair A500 notei desde cedo a redução do ruído a baixas rotações e também uma menor temperatura em IDLE. Dito isto, o ruído do Corsair a500 apenas começa a ser notável a partir dos 80%, que apesar de existir, não é dos mais irritantes.

Tendo em conta os Cooler que tenho aqui por casa vamos aos testes. A minha construção atual baseia-se na motherboard Gygabite Z270-D3, CPU i7 7700k 4.8Ghz e 16GB (8 + 8) de RAM a 3000MHz.

Gigabyte Z270P-D3 + Intel i7 7700k 4.8Ghz

Corsair A500

 

As conclusões que consegui retirar do teste (além da instabilidade do meu processador/motherboard) é que este cooler é o mais “potente” que tenho atualmente. No entanto, testes realizados garantem que o mesmo perde tanto na performance como no ruído contra os reis do mercado como o Noctua NH-D15 e Deepcool Assassin III.

Ainda assim, tenha em conta que o Corsair A500 utiliza duas ventoinhas de 120mm contra as ventoinhas de 140mm que os atuais reis do mercado utilizam. Esta comparação foi feita, porque o Corsair rivaliza também no preço contra os reis do mercado.

Em suma, este cooler consegue ser uma excelente oferta e até regresso da Corsair a este mercado. Contudo, o seu preço de 100€ é muito facilmente o seu grande calcanhar de Aquiles.


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também