(Análise) XPG BattleCruiser – Uma caixa robusta com muito espaço

A caixa do seu novo computador é um componente muitas das vezes escolhido só e apenas pelo seu design, preço e… RGB claro! Contudo, nem sempre isto corre bem. Afinal, temos caixas muito “bonitas” com maus acabamentos e poupanças na qualidade dos materiais e montagem dos mesmos, o que acaba por arruinar toda uma construção.

Dito tudo isto, tive o gosto de testar a recente XPG Battlecruiser! Uma autêntica lufada de ar fresco.

Pois bem, estamos a falar de uma caixa que oferece imenso espaço e flexibilidade para construir todo o tipo de máquinas, deixando sempre a sua coisa a seu gosto. Ou seja,faz jus ao seu nome e está preparada para enfrentar até os consumidores mais ambiciosos.

Contudo, antes de mais nada, tenho a dizer que existem pequenos pormenores que poderiam ser melhorados. Vamos tentar perceber quais.

XPG BattleCruiser

XPG BattleCruiser – Design

Pois bem, de um modo geral, esta caixa vai ser sem qualquer dúvida apreciada por muitos dos entusiastas deste mercado. Contudo, também vai ser completamente ignorada por outros. Afinal de contas, temos aqui uma torre enorme rodeada por 4 painéis em vidro que garantem um look premium acima do comum.

No entanto, existem certos detalhes “gaming” que parecem um pouco exagerados, e que por isso, podem afastar alguns consumidores. Especialmente, quando falamos do logótipo XPG em vermelho na frente, bem como um design da marca também acentuado a vermelho na lateral esquerda.

São pequenos toques demasiado “gamery” que acabam por transformar uma caixa premium, em algo com aspeto mais barato do que o que deveria ser suposto.

XPG BattleCruiser

Entretanto, também temos de dizer que se por ventura não conseguir preencher bem o interior desta enorme caixa, vai deparar-se com um look vazio. Especialmente porque tem vidro temperado dos quatro lados, superior, frontais e lateral esquerdo e direito.

Mas claro, esta construção focada em vidro, garante um aspeto impressionante se combinar tudo o que vê com uma build à medida!

Dito isto, o material aqui utilizado é de grande qualidade, temos vidro temperado com um peso e espessura favoráveis. Aliás, a rondar os 12kg de peso até posso garantir que até o aço utilizado é de uma robustez enorme e não dobra facilmente.

Infelizmente, não temos dobradiças para abrir os painéis laterais com facilidade. No entanto, tem a segurança que é necessário não só retirar os parafusos, como também deslizar o vidro antes de painel ficar totalmente solto.

XPG BattleCruiser

AirFlow!

Uma coisa que não falta são as entradas de ar para circular no interior do computador. Aliás, como poderá ver nas fotos, esta caixa garante ventilação por todo o lado.

Dito isto, dado o seu preço, a caixa garante um conjunto de 4 ventoinhas aRGB de 120mm, que oferecem bom fluxo de ar, são silenciosas e contam ainda com um RGB com uma luz agradável.

Contudo, se para si isto é insuficiente pode ainda colocar mais 3 ventoinhas na zona superior, e uma outra na zona inferior se retirar a caixa de discos. Aliás, se quer ainda mais ar pode mesmo trocar as 3 ventoinhas frontais de 120mm para 140mm.

Quanto ao armazenamento poderá colocar até 8 discos diferentes, 5+1 de 2.5 polegadas e 2+1 de 3.5 polegadas conforme a sua escolha. Existem duas zonas de troca rápida para discos 2.5 e discos 3.5mm que funcionam como gaveta para troca rápida em necessidade de ferramentas.

XPG BattleCruiser

Tirar e colocar a fonte de alimentação sem abrir os painéis laterais da caixa? Fácil!

Pode ter a certeza que sim! Aliás, isto não só é possível na XPG BattleCrusier como é mesmo uma capacidade incrível!

O local onde coloca a fonte, apresenta um suporte removível como pode ver na imagem acima. Por outras palavras a montagem de um equipamento maior ou a adição de mais cabos é algo fácil e prático de fazer nesta caixa.

Apesar de ter de utilizar oito parafusos e ter de colocar o encaixe na fonte primeiro. A grande verdade é que todo o resto do processo, como alinhar os cabos e até encaixe é feito sem qualquer frustração.

XPG BattleCruiser

Dito tudo isto, a nível de conectividade temos na zona superior, duas entradas USB 3.0 Tipo-A uma entrada USB 3.1 Type-C e o botão de controlo RGB, reset, entrada combinada áudio e microfone e claro o botão de Power.



XPG BattleCruiser

Experiência da construção

Ora bem, tal como disse anteriormente, esta caixa facilita imenso a missão que é construir um PC. Temos muito espaço, muitas entradas nos sítios corretos para os fios, e por isso, alinhar os cabos é uma tarefa feita sem problemas.

Contudo, se colocar a poeira debaixo do tapete é o seu lema enquanto faz alguma coisa, esqueça!

Afinal de contas, neste caso ignorar a arrumação dos cabos na traseira da motherboard e nunca mais os observar não é possível. A caixa tem vidro nos quatro lados e por isso, vai conseguir ver o ninho de cabos desarrumados.

Desta forma, vai ter algum trabalho extra mas no final vai agradecer todos os pontos de fixação oferecidos pela marca.

XPG BattleCruiser

Montar um radiador é tarefa fácil na zona superior ou frontal com o pormenor de poder ajustar na sua preferência a posição final.

A nível de dimensões temos 485 x 225 x 506 mm, mas mais importante são os 170mm de altura máxima do cooler de CPU, 400mm de comprimento para a gráfica e altura máxima de 225mm para a fonte de alimentação.

Conheça a XPG BattleCruiser ao pormenor, clique aqui.

XPG BattleCruiser

Conclusão – XPG BattleCruiser

Para finalizar, tenho a dizer que as minhas temperaturas melhoraram nesta caixa e a facilidade de troca de componentes também. Temos aqui uma caixa que oferece muita flexibilidade, muito airflow, qualidade de construção e um design que agrada imenso.

Ainda assim, se por ventura gosta de mudar o PC de sítio, é boa ideia inscrever-se no ginásio. Vai ter de ganhar alguma massa muscular para ajudar a transportar este “bad boy”, que numa construção média final ronda acima dos 20kg!



Em suma, se o design gaming e pormenores em vermelho não lhe fazem confusão, esta caixa da XPG tem tudo o necessário para a sua construção de sonho. Afinal de contas, temos espaço, qualidade, flexibilidade e um fluxo de ar enorme. Tudo isto com um preço que vai rondar os 156€.


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Leia também