Xiaomi: seis formas de resolver problemas na bateria

Ninguém está livre de problemas na bateria. Felizmente muitas das vezes tratam-se apenas de questões de software que podem ser facilmente resolvidas. Aliás na maioria das vezes um restauro de sistema resolve por completo esta situação. Assim e para que não seja apanhado desprevenido vamos dizer-lhe as seis formas de resolver problemas na bateria no seu smartphone Xiaomi.

Xiaomi: seis formas de resolver problemas na bateria

1. Desligar e voltar a ligar o smartphone

Antes de ficar em pânico tente desligar e ligar o smartphone novamente. Muitas vezes, a razão pela qual o seu equipamento não carrega deve-se a uma falha temporária no processo. Para descartar essa hipótese, ligar e desligar é sempre a primeira medida que deverá experimentar.

Smartphone Xiaomi não carrega

2. Coloque o smartphone Android em modo de segurança quando não carrega

Se o seu smartphone não carregar depois de um reboot, então tente ligar o equipamento em modo de segurança. Essencialmente, o modo de segurança inicia o sistema sem qualquer tralha adicional. É mais ou menos como acontece no Windows. Isto significa que quaisquer aplicações de terceiros que tenha descarregado não serão executadas neste modo. Ou seja, não haverá qualquer interferência no processo de carga nem noutros.

Smartphone Xiaomi não carrega

Se conseguir carregar o smartphone em modo de segurança, então a grande culpa reside numa app de terceiros. Deverá verificar o que descarregou nos últimos tempos e remover.

Para entrar no modo de segurança na maioria dos novos dispositivos Android desligue o smartphone. Depois ligue-o e fique sempre a pressionar o botão de ligar/desligar.

Depois para voltar ao modo normal basta reiniciar o equipamento.

3. Experimente um carregador e um cabo diferente

Em muitos casos o problema pode estar no carregador ou até no cabo de carregamento. Assim será boa ideia experimentar com outro. Idealmente seria um carregador igual ao original. No entanto se não for possível experimente com outro, mas desde que mantenha as mesmas características no que diz respeito ao fornecimento de energia. É que se for um carregador lento e antigo nunca vai fornecer carga rápida.

4. Certifique-se de que não é uma falha de software

Se o seu seu smartphone estiver a carregar, mas não houver nenhum ícone de carregamento presente, então pode ser um bug de software. O mesmo se ele estiver a carregar de forma muito lenta. A instalação de uma aplicação chamada Ampere dir-lhe-á o que se está a passar.

Ampere
Ampere
Developer: Brain_trapp
Price: Free

O Ampere é uma aplicação simples que permite visualizar a quantidade de corrente que o smartphone está a perder ou a carregar a qualquer momento. Entretanto também vem com outras funcionalidades. Diz-lhe se a bateria do seu smartphone está em bom estado, a tensão disponível e a temperatura.

5. Limpe a porta de carregamento

Se a aplicação Ampere não mostrar qualquer carga a chegar ao smartphone então tudo se pode dever a detritos na porta de carregamento. As partículas de poeira podem acumular-se rapidamente e dificultar a ligação do smartphone a uma fonte de energia.

Inspecione a porta de carregamento e se notar uma acumulação de sujidade ou outra sujidade, limpe-a com cuidado. Pode fazê-lo facilmente esfregando suavemente a área com um cotonete seco.

6. Faça um restauro de fábrica quando o smartphone Android não carrega

Embora possa não estar esperançado num restauro de fábrica é isso que muito provavelmente vai resolver o seu problema. Assim se tudo o resto falhar e apesar de ser um processo trabalhoso é algo que deve tentar.

Como conseguir mais bateria

Entretanto com os problemas da bateria resolvidos saiba que há uma forma importante de aumentar a autonomia.

Antes de vermos os passos, importa saber algumas coisas. A Xiaomi divide as aplicações em quatro categorias. Assim em primeiro lugar temos a opção sem restrições. Quando escolhemos esta opção a poupança de bateria não restringe o funcionamento dessa app em particular.

A seguir temos o modo de poupança de bateria. É aliás o modo recomendado pela Xiaomi. Os processos importantes ficam em execução e os outros não.

Depois temos o modo de restringir aplicações em segundo plano. Aqui as aplicações são fechadas depois de 10 minutos de atividade em segundo plano.

Para finalizar temos o modo de restringir atividade em segundo plano. Neste caso quando deixamos de utilizar uma app ela é logo fechada para poupar bateria.

Cada um destes modos pode ser definido de forma individual para cada aplicação.

Eis como colocar as aplicações nestas categorias:

Em primeiro lugar temos de ir às definições e depois carregarmos em bateria.

Xiaomi bateria durar mais

Aí ficamos logo com uma ideia do que se passa com a bateria do nosso smartphone Xiaomi. Conseguimos ver a percentagem e também para quanto tempo ela dá. É nesta secção que podemos ativar também a ultra-poupança de bateria, o que só faz sentido em determinados cenários e ainda importa estarmos atentos a algumas notificações. Por exemplo, se houver alguma app a gastar demasiada bateria somos avisados.

Agora temos de carregar no ícone das definições no canto superior direito.

Xiaomi bateria durar mais

Agora na nova janela que diz respeito às definições de bateria carregue onde diz Poupança de Bateria das Aplicações.

Xiaomi bateria durar mais

Neste momento basta selecionarmos o esquema de energia para cada uma das aplicações.

Entretanto apenas um aparte. Se carregarmos no menu de três pontos podemos optar por mostrar apps de sistema.

E pronto deste modo vamos conseguir aumentar a autonomia do nosso smartphone Xiaomi. É que algumas apps gastam muita bateria desnecessariamente.

Com estas dicas vai conseguir resolver os problemas na bateria do seu smartphone Xiaomi.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Como Implementar o Google Tradutor Sites no seu Website

A globalização digital tornou-se numa realidade incontornável, e a capacidade de comunicar em múltiplas línguas é agora essencial para qualquer presença online. O Google...

Portagens: O seu carro paga mais? Em Portugal não faz sentido!

Como deve saber, a passagem numa portagem implica quase sempre um pagamento, tendo como base os quilómetros percorridos, ao mesmo tempo que também se...

iPhone Low-Cost é uma pedra no sapato do Galaxy S25!

Como já deve ter percebido pelo número de notícias à volta deste assunto, a Apple está mesmo a ultimar os detalhes relativamente ao seu...

O seu Google Maps só vai funcionar bem depois de fazer isto!

A maioria dos utilizadores não dispensa o Google Maps. E isto não acontece apenas nos smartphones Android. De facto, muitas pessoas com um iPhone...

Viagem de carro: Verifique estes itens essenciais antes de partir

Embarcar numa viagem de carro pode ser uma experiência emocionante e memorável. No entanto, antes de partir para a estrada, é fundamental garantir que...

As máquinas Multibanco conseguem detetar dinheiro falso?

De certeza que costuma utilizar com alguma recorrência as máquinas Multibanco tanto para levantamento como para depósitos. São muito úteis por todas as funcionalidades...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados