Há três coisas na Xiaomi que normalmente geram muita conversa na Internet, sobretudo antes do lançamento. Os smartphones, o MIUI e as TVs. Ora, hoje para além do lançamento global do Xiaomi Mi 11 e de mais novidades acerca do MIUI 12.5, eis que foi apresentada uma TV, a Mi TV Q1 75. De facto, é uma das TVs mais premium deste fabricante até à data. Mas será que vale a pena comprar ou mais vale optar pela concorrência?
Xiaomi Mi TV Q1 75: vale a pena comprar esta super TV?
Como o próprio nome indica a Xiaomi Mi TV Q1 tem 75 polegadas. É uma TV 4K HDR que incorpora Dolby Vision e HDR10+. A isto junta-se o sistema operativo Android 10. O objetivo principal é conquistar mercado e como tal vai apostar num grande preço. Pelo menos para o segmento em que se enquadra. Assim, teremos um custo de 1299 Euros. Isto quando as apostas da concorrência semelhantes têm um preço de 2499.
A tecnologia Full Array Local Dimming nesta TV tem 192 zonas de escurecimento. Isto aumenta o contraste máximo até 10000:1. Entretanto a MI TV Q1 tem um painel de 120 Hz com 100% de gama de cores NTSC e 1,07 mil milhões de cobertura de cores. De acordo com as especificações fornecidas pela Xiaomi, esta TV chega com 1024 gradações de cores por canal RGB, o que significa que é um painel de 10 bits.
Entretanto esta TV tem também boas notícias para quem joga.
Assim, a Xiaomi MI TV Q1 tem HDMI 2.1 e ALLM (Auto Low Latency Mode). Ou seja, uma boa notícia para as pessoas que já têm consolas baseadas na arquitetura AMD RDNA2 de última geração. A TV é baseada no chipset de TV MediaTek MT9611.
Como referi acima a MI TV Q1 vem com o sistema operativo Android TV 10 integrado. Vêm entretanto com aplicações Netflix ou Amazon Prime Video pré-instaladas.
Outro pormenor interessante é que esta TV tem um microfone embutido com alcance de até 3 metros que oferece suporte ao Google Assistant e aos comandos do Amazon Alexa. Esta funcionalidade pode ser desativada fisicamente através de um botão especial na parte inferior do ecrã.
O Xiaomi MI TV Q1 chega a 10 de março na Europa. Entretanto haverá uma venda limitada a 30 unidades a um preço especial de 999 euros. O preço normal são então uns 1299 Euros.