Xiaomi Mi 6X vs Mi 5X: Vale a pena o upgrade?

A Xiaomi tem vindo a lançar diversos equipamentos no mercado. Enquanto uns são mais caros a destacam-se sobretudo pelas caraterísticas de topo, como o Xiaomi Mi Mix 2S, outros apostam sobretudo na melhor relação qualidade/preço. Hoje que o Mi 6X chegou ao mercado, vamos olhar para o antecessor e tentar perceber se realmente existiu uma grande evolução. Xiaomi Mi 6X vs Mi 5X: Quem leva a taça?

O Xiaomi Mi 5X chegou ao mercado em Julho do ano passado. Veio com uma capacidade de armazenamento de 64GB e 4GB de memória RAM. Na altura vinha com um preço a rondar os 230 Euros. Alguns meses depois chegou a vez de um irmão menos poderoso ver a luz do dia e assim nasceu um Mi 5X com 4GB de memória e 64GB de armazenamento por cerca de 200 Euros. Este é aliás o modelo que se continua a vender até aos dias de hoje.

Xiaomi Mi 6X vs Mi 5X

Hoje e conforme noticiámos esta manhã, a Xiaomi apresentou na china o Mi 6X. Este dispositivo que aposta na relação qualidade / preço é de facto o equipamento com processador Snapdragon 660 mais barato que se pode comprar.

Se analisarmos a grande maioria das opções que estão disponíveis no mercado com este processador verificamos que se situam na casa dos 400 ou 450 Euros.

Ora, a versão de topo do Mi 6X com 6GB de memória e 128GB de capacidade de armazenamento terá um preço aproximado de 320 Euros. Já os modelos de 64GB com 4 e 6GB de memória vão custar cerca de 250 e 290 Euros, respetivamente. Para tentar responder a esta questão nada melhor do que analisarmos diversas componentes. Assim sendo, vamos analisar o design, o processador, memória, armazenamento, câmaras e muito mais. Preparados?

Xiaomi Mi 6X vs Mi 5X: Design

Normalmente quando surge um equipamento novo no mercado que vem substituir um anterior, podemos contar muitas melhorias e inovações. Umas vezes ela são mais notáveis como, por exemplo, quando a Samsung passou da linha S7 para o S8 e noutras menos como do S8 para o S9. O que se passa no novo modelo da Xiaomi? Muitas novidades ou mais do mesmo?

Mi 6X vs Mi 5X

Ao nível do ecrã destaca-se logo à partida um ecrã “total” e molduras muito finas. Vem também com um ecrã maior comparativamente ao antecessor. O painel do Mi 6X é de 5.99 polegadas, tem resolução FHD+ e uma proporção de 18:9. Já o Mi 5X vinha com um ecrã de 5.5 polegadas. Tinha também a proporção mais tradicional de 16:9 e uma resolução Full HD.

Xiaomi Mi 6X vs Mi 5X: Processador, memória e capacidade de armazenamento

Embora o ecrã seja uma das caraterísticas que mais se apresenta como um elemento decisor (até porque é o que mais se vê), o que está dentro do smartphone é igualmente importante. É por esse motivo que ao estabelecermos este comparativo temos de olhar para o chipset, para a memória e claro está, para a capacidade de armazenamento. O Snapdragon 660 destaca-se logo à partida por 79% mais desempenho do que o processador que está presente no Mi 5X. Como não será de estranhar também está presente mais memória e capacidade de armazenamento.

Xiaomi Mi 6X vs Mi 5X: Quem ganha nas câmaras?

Quem gosta de fotografia olha logo para as câmaras. Se é o seu caso então vai preferir de certeza o Mi 6X. Aqui a questão nem são tanto os sensores, mas também as tecnologias que estão presentes para disponibilizar resultados com uma qualidade superior. Vamos começar pelo departamento das selfies. O Xiaomi Mi 5X foi lançado com uma câmara frontal de 5 megapixéis. No Mi 6X tudo muda e encontramos, nada mais, nada menos do que uma câmara com sensor de 20 megapixeis. No entanto nem tudo se resume ao sensor. É que para além de uma câmara poderosa está ainda a tecnologia de inteligência artificial a dar uma ajuda. Assim até mesmo os mais descuidados vão ter a oportunidade de tirar selfies espetaculares e com o famoso efeito bokeh.

Na parte traseira passamos a encontrar agora uma configuração de câmara dupla, ao invés de apenas um sensor. A configuração de câmara traseira dupla é constituída por um sensor Sony IMX486 de 12 megapixéis com uma abertura de f/1.75 e por outro Sony IMX376 com 20 que disponibiliza a mesma abertura. Este segundo sensor é também usado na câmara frontal para selfies.

As câmaras traseiras foram desenvolvidas para melhorarem a qualidade dos retratos. Mudam automaticamente para o sensor de 12 megapixéis durante o dia ou à noite. Enquanto isso a câmara de 20 megapixéis captura imagens com mais luz. Graças à inteligência artificial, as câmaras traseiras têm a capacidade de reconhecer até 206 tipos de cena diferentes, efetuando automaticamente todos os ajustes que forem sendo necessários. Ao mesmo tempo, têm a capacidade de efetuar traduções em tempo real entre os idiomas Inglês, Francês, Alemão, Japonês, Coreano e Indiano.

Xiaomi Mi 6X vs Mi 5X: Software

Como não é de estranhar o Mi 6X vem com uma versão mais recente do sistema operativo. Assim, encontramos o Android Oreo 8.1 com a interface MIUI por cima. Neste momento o Mi 5X ainda se encontra à espera desta versão, mas não se preocupem porque vai mesmo recebê-la.

Bateria

Ao nível da bateria não existem diferenças tão significativas entre os dois equipamentos. O Mi 6X tem uma bateria de 3010 mAh, enquanto o modelo anterior tinha 3080. No entanto o que muda tudo é a capacidade de carregamento rápido do novo smartphone da Xiaomi.

No entanto há desvantagens, mas poucas…

O Xiaomi Mi 6X deixou de disponibilizar uma saída de áudio de 3.5mm. Esta é uma moda que muitos fabricantes estão a seguir. A própria Huawei deixou de a disponibilizar, embora a Samsung ainda a mantenha. Outra coisa que o Mi 6X deixou de fora foi o slot dedicado para cartões microSD. Atenção que continua a suportar estes cartões, mas se pretender utilizar dois cartões SIM já não vai poder colocar nenhum.

E olhando para o preço?

Atualmente a Xiaomi ainda está a vender o Mi 5X por cerca de 200 Euros (embora se possa encontrar mais barato). O modelo mais barato com 4GB de memória do Mi 6X está disponível a partir de um preço aproximado de 250 Euros.

Considerando que por mais 50 Euros levamos para casa um equipamento com muitas melhorias ao nível do ecrã, processador e câmaras, entre outras, vale certamente a pena o upgrade.

Mais informações

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também