As consolas de nova geração deste ano chegam com um brinde muito especial. Permitem jogar títulos antigos. No caso da PlayStation 5 temos acesso aos jogos da PS4. Já no caso da nova XBOX este facto é ainda mais gritante. É que podemos jogar tudo aquilo que foi lançado para todas as XBOX. De certeza que quem já teve estas consolas, como a 360, a original ou a One tem muitos jogos em casa. A boa notícia é que agora os vai conseguir aproveitar! Mas como é que a questão da retrocompatibilidade funciona na Xbox Series X e Series S?
Xbox Series X e Series S: como funciona a retrocompatibilidade
Antes de respondermos a esta questão vamos olhar para as especificações. A XBOX Series X com o seu processador octa-core que funciona a 3.8 GHz e os 12-teraflops de desempenho tem a capacidade de lidar com títulos antigos com toda a facilidade. No entanto, a XBOX Series S tem também a mesma funcionalidade. O melhor de tudo é que os jogadores vão ainda beneficiar de mais qualidade.
A Microsoft disse que os jogos a partir da XBOX original vão correr com uma resolução melhorada na Series X e Series S. Dito isto, os jogos que anteriormente corriam a 480p vão sofrer um upscale para resoluções mais altas. Claro que isto não quer dizer que todos os títulos antigos corram a 4K. Tudo vai depender também dos programadores e dos updates que lancem. No entanto, podemos esperar melhorias tanto na Series X, como na Series S.
Ao nível dos títulos para a XBOX One, vão existir algumas diferenças entre as duas novas consolas. No caso da Series X vai ter direito a melhorias na resolução, texturas otimizadas, bem como outros efeitos gráficos.
Tudo isto é possível graças a um hardware poderoso.
As consolas foram feitas de tal maneira que podem correr todos os jogos antigos usando o poder total do novo processador e placa gráfica. De acordo com um dos responsáveis pelo desenvolvimento, a XBOX Serie S foi desenvolvida para correr os jogos da Xbox One S de uma forma que a XBOX One X não consegue.
Para além disso ele referiu também que os jogos antigos não precisam de qualquer afinação em termos de desempenho. De facto, basta mudar três linhas de código assinala o XDA. Na maioria, as correções são mínimas. Um ponto muito positivo é que a Microsoft está a trabalhar com vários programadores para atualizarem os seus títulos. Ou seja, nada é deixado para trás e isto é de louvar.
Resumidamente, a XBOX Series X e a Series S têm tudo para correr na perfeição os jogos mais antigos. Podem não suportar todos os títulos do passado. No entanto, os mais populares vão correr de certeza.
No meu caso pessoal eu tive a XBOX Original, a XBOX 360 e a XBOX One. Isto ao mesmo tempo que fui tendo a PlayStation. Entretanto fui guardando sempre todos os jogos que comprei para a consola da Microsoft e agora até tenho vontade de comprar pelo menos a Series S para voltar a viver as aventuras de Halo. Para mim, das melhores sagas de sempre.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!