Xbox Next em 2026 não vem sozinha. PS6 está pronta!

Há alguns dias atrás, ficámos a saber que a Microsoft está a antecipar os seus planos para o lançamento de uma nova geração de consolas antes do esperado ano de 2028. As coisas não estão a correr bem para as consolas Xbox, e como a Microsoft tem agora um outro poderio de desenvolvimento, pode fazer um novo “all-in” já em 2026.

Algo que podia estragar os planos da Sony, especialmente neste momento em que a gigante Chinesa está a tentar decidir se lançar a PS5 Pro em 2024 ou 2025. Mas… A PlayStation 6 também parece estar pronta a entrar em produção caso exista essa necessidade.

Xbox Next em 2026 não vem sozinha. PS6 está pronta!

ps6Portanto, ao que tudo indica, a Sony também já está a postos para tudo aquilo que poderá acontecer nos próximos meses. Ou seja, se a Microsoft quiser lançar uma nova consola, também vamos ver uma nova PlayStation a chegar às prateleiras.

Dito isto, como este ciclo seria bastante mais curto face ao normal, o hardware não vai sofrer uma revolução gigantesca na passagem da PS5 e Xbox Series S/X para as novas PS5 e Xbox Next. Assim, apesar de grandes evoluções do CPU e GPU, com um grande ânfase no NPU para ter suporte a muitas funcionalidades IA, tudo indica que no lado da memória a coisa não vai mudar nada por aí além, seja na quantidade de memória RAM e armazenamento disponível, ou até na velocidade dos chips.

Ou seja, se porventura esperava uma duplicação de memória RAM, e pelo menos 2TB de armazenamento interno nas consolas de nova geração… Pode deste já tirar o cavalinho da chuva.

Isto não significa que não exista um aumento, porém, vai ser um aumento muito mais comedido face a outras gerações. Sendo expectável que a atual quantidade de memória RAM (16GB) apenas se transformasse em 20GB, 22GB ou 24GB.

Além disto, apenas sabemos ser muito provável que ambas as consolas sejam baseadas em hardware AMD. Ou seja, em CPUs Zen 5 ou 6, e claro, um GPU baseado na arquitetura RDNA 4.

Mas… Faz mesmo sentido lançar novas consolas em 2026? Quando o mercado só começou a ter amplo acesso ao hardware há coisa de 1 ou 2 anos? Afinal, não nos podemos esquecer que durante a pandemia foi extremamente difícil comprar uma PS5.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados