Windows 10 tem update de emergência! Atualize se tem problemas

Quem instalou os updates KB5005565 e KB5005101 de Setembro tem-se queixado de problemas com as aplicações. Por vezes encravam ou simplesmente deixam de funcionar. Os relatos são realmente muitos. A Microsoft está atenta a isto e como tal lançou um update de emergência para o Windows 10 que chega via Windows Update e não só. Lembro que os problemas estão a afetar principalmente quem tem ativa a função Microsoft Exploit Protection Export Address Filtering (EAF) que na prática deteta ameaças que tentam fazer operações perigosas no sistema operativo.

Windows 10 tem update de emergência! Atualize agora

Os utilizadores que estão afetados pelo problema começam a dar conta de aplicações que falham a abrir. Entretanto, também não é possível carregar ficheiros para essas mesmas apps.

Como referi isto afeta sobretudo quem tem ativa a função Microsoft Exploit Protection Export Address Filtering (EAF). Assim, de qualquer modo e se está na dúvida se tem ou não, o melhor mesmo será verificar se o seu PC está com os problemas que eu referi acima. As tais apps que falham a abrir ou encravam. Se for o seu caso então o problema resolve-se através de três formas. Espera pelo Windows Update, descarrega os ficheiros que referimos abaixo ou executa um comando.

Quanto ao Download da correção se está no Windows 10 versão 2004, Windows 10 versão 20H2 e Windows 10 versão 21H1, clique aqui. Se por algum motivo ainda está na versão 1909 clique aqui. Entretanto até foi disponibilizada a correção para quem está na versão 1809. Clique aqui.

No caso do Windows 10 versão 2004, Windows 10 versão 20H2 e Windows 10 versão 21H1 execute assim o seguinte comando.

reg add HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Policies\Microsoft\FeatureManagement\Overrides /v 2767781516 /t REG_DWORD /d 0 /f

Para a versão 1909 faça esta

reg add HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Policies\Microsoft\FeatureManagement\Overrides /v 928713355 /t REG_DWORD /d 0 /f

Deste modo o problema com as aplicações deverá estar resolvido. No entanto há outros problemas que estão a afetar o Windows 10 depois da instalação do último update. Essencialmente trata-se de problemas com os drivers bluetooth que serão resolvidos em breve.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados