Windows: restaurar o PC acaba mesmo com os vírus?

Os vírus são como o COVID-19. É algo que ninguém quer, mas infelizmente temos de conviver com eles. De facto, os perigos espreitam em todo o lado e basta não termos cuidado para ficarmos infetados. No entanto, ao nível do COVID-19 não nos podemos restaurar de fábrica. Já no que diz respeito ao sistema operativo Windows é possível restaurar o PC. Mas será que isto tem mesmo o benefício de acabar com os vírus?

Windows: restaurar o PC acaba mesmo com os vírus?

O restauro de fábrica é uma opção encontrada em muitos dispositivos modernos, incluindo computadores e smartphones, que permite reverter o sistema operativo do dispositivo para o seu estado original. Também volta a colocar todas as definições como estavam e remove quaisquer programas ou ficheiros que não venham com o equipamento. É verdade que no caso dos PC ainda temos a opção de manter os ficheiros. No entanto, se estivermos a restaurar o PC para removermos vírus então temos mesmo de eliminar tudo.

Windows: restaurar o PC acaba mesmo com os vírus?

Portanto aqui fica já um primeiro ponto muito importante. Se for para retirar vírus do computador não mantenha ficheiros!

O restauro é igual nos smartphones e nos computadores?

Bem o restauro de fábrica dá a entender que ficamos com o equipamento como estava quando veio de fábrica. No entanto, isto não é bem verdade. Sobretudo no caso dos smartphones e dos tablets. É que nestes dispositivos que já receberam algumas atualizações ao nível do sistema operativo, já não temos como escapar delas. Apesar disso todos os outros ficheiros são limpos.

É uma função útil para acabar com vírus?

Com um restauro de fábrica podemos livrar-nos de praticamente todos os vírus. É que esta opção remove involuntariamente quaisquer programas ou ficheiros infetados no dispositivo. Ainda assim pode haver uma exceção em casos muito raros.

Windows: restaurar o PC acaba mesmo com os vírus?

A cada ano que passa, os vírus tornam-se mais sofisticados e os criminosos estão a encontrar novas formas de infetar dispositivos. Assim alguns troianos e rootkits podem sobreviver a um reset de fábrica. Ainda assim é relativamente raro. Um desses troianos – xHelper – surgiu em 2019. Tinha como alvo dispositivos Android e conseguiu sobreviver ao restauro de fábrica.

No caso dos computadores e caso a ameaça não tenha conseguido escrever código em alguns locais menos habituais também é possível remover tudo com um restauro do PC.

E se o vírus voltar?

Se o seu dispositivo tiver sido infetado com malware que continua a regressar mesmo depois de um reset de fábrica, existe a possibilidade de estar a lidar com um dos seguintes cenários:

Novo antibiótico

A sua cópia de segurança pode estar infetada e assim que a tenta restaurar para o seu dispositivo o malware reinfecta o PC ou o smartphone.

Outra possibilidade é que o malware tenha invadido uma área de armazenamento do seu dispositivo que mantém uma imagem de sistema limpa para a opção de reset da fábrica. Portanto, se a própria partição de recuperação estiver infetada, um restauro não terá efeito.

Rootkits e bootkits também podem ser responsáveis pela infeção do seu dispositivo. Infelizmente, estes são notoriamente sofisticados e podem escapar à deteção e remoção através da reposição de fábrica.

Entretanto algumas ameaças de última geração podem, por vezes, também abrigar-se nos periféricos do sistema, como adaptadores Wi-Fi e webcams. Muitos periféricos modernos têm armazenamento integrado para guardar as configurações do utilizador, e o malware pode usá-lo para continuar ativo.

hdd

Seja como for a primeira coisa que deve fazer é analisar a cópia de segurança com um bom antivírus. Se nada for encontrado apague completamente o SSD ou o HDD do computador e faça uma instalação limpa depois de apagar todas as partições.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

35 graus é suficiente para perder esta autonomia no seu VE!

Nenhum automóvel escapa ileso a condições climatéricas mais extremas. Com as temperaturas a aquecer, sobretudo esta semana, os proprietários de veículos eléctricos confrontam-se com...

Anda a ver CAPTCHAs a toda a hora? Esta é uma das razões!

Se utiliza uma rede privada virtual (VPN) enquanto navega ou para aceder a streaming, é provável que resolva mais CAPTCHAs do que gostaria. O...

Tem a certeza que está a utilizar o para-sol de forma correta?

A utilização de um para-sol quando estaciona sob luz solar direta é uma forma fácil, económica e comprovadamente eficaz para combater o calor e...

Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A maioria das pessoas sabe que o óleo é um componente vital para os motores de combustão interna que alimentam a maioria dos nossos...

Pixel 9 – Afinal… Revolução ou mais do mesmo!?

No mercado atual de smartphones, é muito mais comum ver as fabricantes a apostar em atualizações incrementais, em vez de novidades realmente inovadoras e...

Cinco anos de prisão devido à IPTV: autoridades à caça! 

Os gastos mensais não param de aumentar para milhares de portugueses. Afinal de contas todos os serviços estão de uma forma geral mais caros...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados