Comprar um PC Barato em 2022. RAM DDR4 ou DDR5?

Na altura do lançamento dos primeiros kits de memória DDR5, no final do ano passado, afirmei que seria (quase sempre) uma má ideia dar o salto para a tecnologia mais recente, à procura de um maior nível de performance. Primeiramente, porque este nível não existia, segundo, porque os módulos eram extremamente caros.

No entanto, com o avançar das coisas, além de melhorarem imenso no campo da performance, os módulos DDR5 também baixaram de preço de forma muito significativa, e como tal, acho que está na altura de começar a dizer um triste, mas necessário adeus à velha memória RAM DDR4.

Comprar um PC Barato em 2022. RAM DDR4 ou DDR5?

498P9Z

Portanto, como deve saber, estamos prestes a dar as boas vindas a uma autêntica revolução no mundo dos computadores, onde vamos ver novas motherboards, novos processadores, novos kits de memória RAM, novos SSDs, e claro, novas placas gráficas.

Todas as grandes fabricantes estão agora a preparar-se para o que aí vem, e como é óbvio, em paralelo, os consumidores também já estão a preparar as suas carteiras, e contas bancárias.

Especialmente porque além do nível de performance voltar a aumentar, os preços vão obviamente também eles mudar em várias gamas de preço, especialmente se estiver atento aos processadores Intel Core 12000 do ano passado. Isto abre a porta a muito boa gente que tem estado à espera que todas as crises passem! De forma a avançar para um upgrade significativa da sua máquina, ou quem sabe, a construção de um computador completamente novo.

Eu não estou a dizer que a memória RAM DDR4 já não vale nada, nada disso! A questão aqui é, se estiver a pensar montar uma nova máquina, o que implica a compra de uma nova motherboard… Faz todo o sentido optar por memória DDR5.

Se o dinheiro for um problema, comece com 8GB, e mais tarde, meta outro módulo igual para chegar aos sempre desejados 16GB. O que interessa é estar pronto para o que der e vier, com suporte às tecnologias mais recentes do mercado.

Até porque com um computador DDR5-Ready, pode sempre trocar a memória por kits com melhores velocidades, e melhores latência, quando você quiser. Fica com as portas abertas, para um futuro mais risonho.

Entretanto, é preciso ainda ter em conta, que ao longo dos próximos meses, mais concretamente até meio de 2023, os preços vão continuar a apresentar uma tendência de descida, pelos vistos à volta dos 10~20%! Por isso, se já vale a pena no campo da performance, com preços ainda mais em conta, a aposta só pode ser uma.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está pronto a dar o salto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto, se quiser ter alguns exemplos da diferença de performance entre kits DDR4 e DDR5 equivalentes, leia esta análise do Techspot.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Box Android IPTV barata: os riscos ocultos que tem de conhecer!

As boxes Android IPTV estão cada vez mais populares, prometendo acesso a uma vasta gama de conteúdos de streaming a preços acessíveis. No entanto,...

Vigilantes da estrada: uma espécie de Waze no Facebook!

Há quem diga que as redes sociais vieram trazer várias coisas negativas. No entanto, isto nem sempre corresponde à verdade. De facto, existem grupos...

Já pode descarregar torrents no iPhone sem precisar de Jailbreak!

Há muito que a Apple proibiu as aplicações de torrents na sua App Store, uma vez que estas ferramentas são frequentemente utilizadas para infringir...

Google prepara revolução na Google Play Store! Veja

Um dos elementos mais importantes para quem tem um smartphone da Google é sem dúvida a loja de aplicações. Para além disso, acaba por...

Mito ou verdade: o ar condicionado causa dor de garganta?

É suposto o ar condicionado tornar a nossa vida mais confortável. Normalmente, funciona. No entanto, há alturas em que o ar condicionado pode provocar...

Automóveis autónomos não querem que faça o dedo do meio!

A General Motors está determinada em preparar o caminho para um futuro em que os carros autónomos e os veículos autónomos façam mais sentido....

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados