Windows: fique com um PC novo em minutos!

Muitas vezes gastamos dinheiro de forma desnecessária. Sobretudo no caso dos PCs isto é uma verdade indiscutível. Não é que não valha a pena trocar, por exemplo, um disco rígido por uma SSD. O que eu quero dizer é que em alguns casos basta apenas alterarmos algumas coisas ao nível do Windows para ficarmos com um PC novo em minutos! O melhor de tudo é que não precisamos de gastar um tostão!

Windows: fique com um PC novo em minutos!

Desativar aplicações no arranque que não são necessárias

Muitas apps estão configuradas para arrancar quando liga o PC. O problema é que muitas delas podem deixar o PC mais lento. Assim é sempre boa ideia verificar se não há nada que possa estar a comprometer a velocidade.

Descobrir é simples. Em primeiro lugar recorra à combinação de teclas Crtl+Shift+Esc.

Windows PC novo

Nessa altura vai abrir o Gestor de Tarefas. Depois vá ao separador Arranque. Aí verá uma série de aplicações.

Windows 10 PC rápido, Windows PC novo

Se vir que há alguma app que não faz falta quando verificar esse separador pode desativar com facilidade. Basta dar um clique por cima da app e depois carregar em desativar. No meu caso, por exemplo, e como não preciso a toda a hora deles, desativei o Spotify, a Cortana e o Skype.

Entretanto a coluna impacto de arranque apareceu-me sem medição em todo o lado. No entanto se aparecesse médio ou algo superior seria isso que devíamos desativar.

Desativar aplicações que correm em segundo plano e não são necessárias

O Windows tem muitas aplicações nativas a correrem em segundo plano. Muitas delas não são necessárias. Assim será boa ideia desativá-las. Para esse efeito vá ao menu Iniciar e escolha opção definições.

Windows 10 PC rápido

Agora carregue em privacidade.

Agora na nova janela e do lado esquerdo deslize até encontrar a opção aplicações em segundo plano. Aí pode desativar o que achar que está a mais. No entanto cuidado para não desativar coisas demais. Por exemplo, o Alarmes e Relógio é importante para algumas funções. Ainda assim, pode desativar, por exemplo, o XBOX Game Bar se não precisa, o visualizador 3D ou a Cortana. Pode experimentar. Atenção que se algo não estiver depois a funcionar bem, basta voltar aqui e ativar a execução em segundo plano. Esta é uma das formas de tornar o seu PC Windows mais novo em minutos.

Windows 10 PC rápido

Acabe com as transparências

Em primeiro lugar têm de abrir as definições do Windows. Para isso têm de escrever Settings na pesquisa e depois dar um clique em Abrir. Claro que para ser mais rápido também podem utilizar a combinação de teclas Windows+i.

Windows 11 transparências

Depois e com as definições abertas escolha a opção Accessibility na barra lateral. Depois clique em Visual Effects do lado direito.

Agora nessa definição utilize o comutador para passar os Transparency Effects para Off. Desse modo as transparências desaparecem e as janelas do Windows 11 passam a estar opacas.

Quando isto já estiver feito pode fechar as definições. Depois quando quiser voltar a ativar as transparências é só seguir novamente os passos acima. No entanto o botão tem de estar definido para ativar as transparências.

Atenção aos Widgets

Um programador resolveu analisar a utilização dos widgets do Windows 11, do Microsoft Teams e do Edge numa instalação limpa do Windows 11 e os resultados surpreendem!

Tanto os widgets como o Temas ocupam um grande número de processos Microsoft Edge WebView2 para funcionar. O WebView2 é uma forma de utilizar o Edge e o motor de renderização sem ter de se lançar o browser ou a sua interface como refere o site arstechnica.com. Todos juntos utilizam muitas centenas de MB para poderem funcionar.

Windows 11 memória

No caso dos widgets isto não é muito preocupante. Tudo porque os processos não começam até carregarmos no botão de widgets. Mesmo que estejam congelados em segundo plano. No entanto, no caso do Teams as coisas são diferentes. Assim todos os processos são sempre lançados automaticamente. Mesmo que não utilizemos esta aplicação. O curioso é que um truque muito simples permite-nos ganhar muita memória no Windows 11. De facto, se removermos o ícone do Teams da barra inferior através das definições da barra de tarefas ganhamos muita memória.

Windows 11 memória

O processo é muito simples. Só temos de dar um clique na barra com o botão direito do rato e escolher a opção Definições da barra de tarefas. A seguir na janela que surgir temos de desativar a opção conversar. Entretanto quem não utiliza os widgets também os pode desativar. Fica mais ou menos como na imagem abaixo.

Windows 11 memória

Alteração se não utiliza o Edge

Se utiliza o Edge diariamente pode deixar esta opção ativa. No entanto, se tem outro browser como o Chrome há uma coisa que tem de fazer. Desativar já o início rápido. Para esse efeito clique nos três pontos no canto superior direito do Edge e escolha Definições. Em Definições, no menu do lado esquerdo, escolha a opção sistema e desempenho. Depois em cima surge algo a dizer Início Rápido. Como disse, se não utiliza o Edge desative essa opção e vai ganhar muita memória.

Isto são sem dúvida dois truques que vão fazer toda a diferença para ganhar mais memória no computador.

Limpe o seu disco

Em primeiro lugar temos de ir à pesquisa e aí começamos a escrever armazenamento ou então recomendações de limpeza. Depois do lado direito é só darmos um clique em Abrir como mostra a imagem abaixo.

Windows 11 espaço PC

Agora vai surgir uma janela que mostra o estado do nosso disco. Chamo uma especial atenção para a secção de ficheiros temporários.

Windows 11 espaço PC

Agora aí procure pela secção recomendações de limpeza. Podemos ver, por exemplo, na imagem abaixo que podemos recuperar até 5GB de armazenamento.

Mais especificamente e quando carregamos nessa opção vemos de forma mais específica aquilo que está a ocupar espaço. Assim podemos limpar a instalação anterior do Windows, as transferências e o que está na reciclagem.

Claro que ainda podemos ver outras informações como os ficheiros grandes ou não utilizados e as aplicações não utilizadas.

Seja como for o que é mais importante aqui é a primeira parte. Se não pensa em voltar para o Windows 10 então comece por limpar as instalações anteriores do Windows. Afinal temos 6G ocupados. O mesmo com as transferências e reciclagens. Ganhamos quase 9GB de espaço.

No entanto se estiver mesmo aflito podemos dar uma volta pelas outras secções.

Com tudo selecionado é só darmos um clique na opção Limpar.

Depois vai surgir uma janela a alterar que os ficheiros selecionados e os respetivos dados serão eliminados de forma permanente. Aí é só darmos um clique em Continuar.

O processo será iniciado e podemos acompanhar o processo na janela de recomendações de limpeza. Entretanto podemos continuar a fazer as coisas no Microsoft Windows.

E pronto com estes ajustes conseguimos que o nosso PC com Windows fique mais novo em minutos.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Temos más notícias! The Witcher pode acabar em breve…

Quando falamos em plataformas como a Netflix, temos de...

Este é o segredo para o Google Maps dar o melhor trajeto

Garantir o melhor trajeto não é uma tarefa fácil,...

Atenção! Como rescindir um contrato com fidelização!

Devido ao aumento de preços há várias pessoas que...

Meta prepara alternativa ao Apple Watch. Mas vale a pena?

O gigante das redes sociais anteriormente conhecido como Facebook...

Windows 12 pode rebentar tudo com o ChatGPT e OpenAI!

Durante o último mês, o ChatGPT da OpenAI tem...