Windows 11: como alterar a taxa de atualização e poupar!

Normalmente não precisamos de mexer nas opções por defeito do Windows. Isto porque está tudo configurado da melhor forma. No entanto “esta melhor forma” normalmente foi desenvolvida para garantir o melhor desempenho e qualidade. Se a questão da autonomia entrar na equação então já há alguns aspetos que importa configurar. Dito isto, vamos explicar-lhe como baixar a taxa de atualização no Windows 11 e falar de outra dica para poupar alguma energia.

Windows 11: como alterar a taxa de atualização e poupar!

Baixar a taxa de atualização

É verdade que se utilizarmos taxas de atualização mais altas normalmente temos uma imagem mais suave. No entanto, taxas de atualização mais elevadas também forçam o ecrã a usar mais energia. Felizmente, poderá reduzir a taxa de atualização sem nenhuma perda notável de qualidade de imagem.

Para o fazermos temos de ir às definições (podemos escrever este termo na pesquisa do Windows) e depois darmos um clique onde diz Ecrã.

Windows ecrã bateria, Windows 11 taxa atualização

Agora e já dentro de ecrã temos de escolher Ecrã Avançado abaixo de definições relacionadas.

Windows 11 taxa atualização

Por fim é só escolhermos uma taxa de atualização mais baixa.

Windows ecrã bateria, Windows 11 taxa atualização, Windows 11 taxa atualização

Baixar a qualidade de reprodução vídeo

Ver vídeos é uma das atividades que mais consome energia. No entanto, pode dizer ao Windows para reduzir automaticamente a qualidade de reprodução para aumentar a autonomia.

Assim vá novamente às definições. Depois escolha a opção Aplicações do lado esquerdo e do lado direito opte por Reprodução de vídeo.

Windows ecrã bateria

Agora na janela de reprodução de vídeo escolha otimizar para duração da bateria.

Reduzir o tempo para o ecrã adormecer

Outra das formas de reduzir o consumo de energia é reduzir o tempo que o ecrã leva a adormecer. Nas definições e mais concretamente dentro de sistema temos de escolher Ligar/desligar.

Windows ecrã bateria

A seguir na nova janela escolha ecrã e suspensão. Agora é só reduzir o tempo de desligar o ecrã e colocar o dispositivo em suspensão.

Windows ecrã bateria

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.