Windows 11 Preview: como voltar ao Windows 10 e não perder tudo

O Windows 11 Preview chegou e rapidamente conquistou todas as atenções. É caso para dizer que se trata de uma verdadeira febre a julgar pelas pessoas que já instalaram a versão preview. Se é o seu caso e está a gostar então faz bem em continuar com o novo sistema operativo. No entanto, se não se está a dar assim tão bem com o Windows 11 não se preocupe porque pode voltar com facilidade para o Windows 10.

Windows 11 Preview: como voltar ao Windows 10 e não perder tudo

O processo de downgrade é muito simples se mudou para o Windows 11 nos últimos dez dias. No entanto, se já passou mais tempo, o processo é mais complicado. Isto porque vai ter de fazer uma instalação limpa do Windows 10 para se livrar do 11.

Como funciona o processo de downgrade dentro dos 10 dias

Como referi se passaram apenas 10 dias é tudo bastante mais simples. A função baseia-se na funcionalidade integrada de recuperação do Windows 11. Assim só temos de aceder a settings, depois update & security e por fim recovery. Isto funciona com a versão Preview.

Aí é só dar um clique no botão Go Back que está disponível em Previous version of Windows.

Windows 11 voltar ao Windows 10
Imagem: WindowsLatest

Depois o processo de restauro vai começar e tenha em atenção que terá de se lembrar da password que utilizava no Windows 10.

Já no sistema operativo anterior é boa ideia ir à opção do Windows Insider e ativar a função que impede que receba mais updates.

Windows 11 voltar ao Windows 10
Imagem: Tom’s Hardware

Infelizmente, depois de dez dias, esta opção deixa de estar disponível. Claro que pode voltar atrás, mas terá mesmo de fazer uma instalação limpa como eu referi acima. Assim terá de recorrer à ferramenta Media Creation Tool.

Escusado será dizer que este processo vai apagar todas as apps e definições. Ou seja, só conseguirá restaurar as coisas que estavam guardadas numa cópia de segurança.

Resumindo, se não está contente com a versão preview do Windows 11 pode voltar atrás, mas não deixe passar os dez dias.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!