A Microsoft está quase pronta para revelar o novo Windows 11 e apesar de ainda não ter chegado já há truques para personalizar o sistema operativo. Isto chega mesmo a propósito das novas alterações na Interface. Estão presentes na barra de tarefas, menu inicial e outros componentes únicos do novo Windows. Vamos então olhar para alguns truques que permitem personalizar o Windows 11 desde o primeiro momento com relativa facilidade. Assim vai poder deixar tudo como está, ou então colocar de uma forma mais parecida com o Windows 10.
Windows 11: os novos truques para personalizar o sistema!
Voltar ao menu clássico do Windows 10
Quando a versão preview do Windows 11 chegou à Internet nem todos gostaram do menu Iniciar. Ele está muito associado com aquilo que tínhamos visto no Windows 10X. Uns vão adorar, outros vão odiar. Se não gosta pode voltar ao menu clássico do Windows 10.
Para isso basta utilizar a entrada de registo Start_ShowClassicMode que permite ativar aquilo que a Microsoft chama de menu clássico.
Assim e se quer modificar esta chave basta criar um valor DWORD 32-bit chamado Start_ShowClassicMode dentro do caminho
HKEY_CURRENT_USER\ Software\Microsoft\ Windows\CurrentVersion\ Explorer\Advanced\ “Start_ShowClassicMode”. Se atribuir o valor 0 vai utilizar o novo menu iniciar do Windows 11. Por outro lado, se ativar o valor 1 vai ativar o menu clássico.
Tamanho da barra de tarefas
A barra de tarefas do Windows 11 suporta três tamanhos diferentes. pequena, média e grande.
O tamanho médio é o tamanho por defeito da barra de tarefas.
Dito isto, está otimizada tanto para computadores como para tablets.
Algumas pessoas não gostaram tanto e consideram que embora seja boa para tablets não fica tão bem no computador.
Ora se quer ícones mais pequenos pode usar o tamanho pequeno que tenta colocar as coisas mais ou menos como temos no Windows 10.
Para além disso pode também mudar o tamanho da barra de tarefas. No entanto, aqui, terá de mexer no registo como mostra a conta Albacore no Twitter. A ideia é alterar o valor TaskbarSi seguindo os passos abaixo:
Abra o editor de registo e navegue até ao seguinte caminho:
HKEY_CURRENT_USER\ Software\Microsoft\ Windows\ CurrentVersion\Explorer\Advanced\
Crie uma nova entrada DWORD chamada TaskbarSi.
Agora terá de alterar o valor DWORD para modificar o tamanho da barra de tarefas.
Dito isto, escolha 0 se preferir ter uma barra de tarefas pequena. Por outro lado escolha 1 se preferir ter uma barra média. Pode também escolher 2 se preferir ter uma barra larga.
Feche o editor de registo do Windows e reinicie o Explorador do Windows para ver as alterações.
Visibilidade dos Widgets na barra de tarefas
O Windows 11 mudou o nome da nova função de notícias e interesses. Aquela espécie de Google Discover feito pela Microsoft. Assim agora chama-se Widgets. Ora é possível esconder esse botão na barra de tarefas ou deixar visível. É por esse motivo que foi criado o valor de registo TaskbarDa.
Para modificar este valor tem de criar um valor DWORD 32-bit chamado TaskbarDa dentro da linha
HKEY_CURRENT_USER\ Software\Microsoft\ Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced\ “TaskbarDa”. Se escolher o valor 0 o botão Widgets será escondido. Já com o valor 1 estará visível.
Alinhamento do menu iniciar e dos ícones para personalizar o Windows 11
Também pode personalizar o menu iniciar e os ícones como desejar. Dito isto, pode colocá-los à esquerda ou deixá-los ao centro. Para isto terá de recorrer ao valor de registo TaskbarAl.
Para modificar este valor terá de criar uma chave DWORD 32-bit com este nome dentro do caminho
HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\ Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced\ “TaskbarAl”
Assim se escolher o valor zero fica tudo alinhado à esquerda. Se escolher 1 fica no centro.
Ativar ou desativar o novo sistema de organização de janelas
É verdade que muitos utilizam computadores portáteis para trabalhar. No entanto, outros ligam-nos a monitores externos e é sobretudo aqui que acho que esta nova função é muito importante. É que com facilidade conseguimos reconfigurar as janelas abertas utilizando quatro templates base.
Uma função semelhante foi também colocada no Windows 10. Mas na prática era tudo feito através do teclado e do rato. Embora houvesse também um assistente.
Agora tudo está muito mais simples e no Windows 11 acedemos a quatro layouts. Para isso basta colocarmos o cursor do rato por cima do botão maximizar numa janela aberta como refere o site Bleeping Computer.
Depois pode selecionar o local onde quer colocar essa janela. A seguir o Windows 10 pede-lhe para indicar as janelas que vão preencher os outros espaços. De facto, é uma excelente função desenvolvida sobretudo a pensar na produtividade.
Assim podemos ter duas janelas lado-a-lado, com a janela esquerda a ter mais espaço em ecrã. Podemos alinhar lado a lado, dividir por quatro e muito mais.
Para ativar ou desativar este sistema tem de ir à linha HKEY_CURRENT_USER\ Software\Microsoft\Windows\ CurrentVersion\Explorer\ Advanced\ “EnableSnapAssistFlyout”.
Com o valor 0 desativa este sistema. Com o valor 1 ativa.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!