Como instalar a Google Play Store no Windows 11!

Corrermos as aplicações Android no Windows 11 é algo que dá muito jeito. Especialmente porque podemos jogar no PC aqueles jogos que nos viciam tanto no smartphone, ou então outro tipo qualquer de app. Ainda assim, a escolha de apps Android que estão disponíveis no Windows 11 é muito limitada. Dito isto, mais vale instalarmos outra loja para além da que temos disponível. Assim vamos explicar-lhe como instalar a Google Play Store no Windows 11.

Como instalar a Google Play Store no Windows 11!

É verdade que apesar da loja que está disponível podemos carregar e executar aplicações Android no Windows 11 através de APKs. No entanto este pode ser um processo complicado. No entanto, um programador simplificou este processo ao dar-nos acesso à loja da Google.

Desinstalar o subsistema Android para Windows

Uma vez que este processo requer a instalação de ficheiros e pacotes modificados de terceiros e envolve potenciais riscos será boa ideia criar um ponto de restauro no Windows 11. É que isto pode ajudá-lo a desfazer as alterações ou a reparar o sistema se algo correr mal.

A primeira coisa que temos de fazer é desinstalar o subsistema Android para Windows. Isto caso o tenhamos instalado. Deve surgir como Windows Subsystem for Android.

Windows 11 Google Play Store

Dito isto utilize a combinação de teclas Win + I para abrir o painel de definições. A seguir abra o separador Aplicações do lado esquerdo e do lado direito clique em Aplicações e funcionalidades.

Depois na lista de aplicações procure por subsistema. Se não aparecer nada é porque não tinha instalado. Se aparecer clique nos três pontos à frente dessa aplicação e escolha desinstalar.

Ative o modo de programador no Windows

Agora é necessário ativar o modo de programador no Windows para termos acesso a algumas funções adicionais.

Para isso temos de fazer Win + I para aceder às definições.

Depois do lado esquerdo abrimos o separador Privacidade e Segurança.

Do lado direito temos de ativar o modo para programadores.

Windows 11 Google Play Store

Ativar máquina Virtual para correr Apps Android

Agora temos de utilizar a combinação de teclas Win + S para ativar a barra de pesquisa. Entretanto comece a escrever funcionalidades. Do lado esquerdo escolha ativar ou desativar funcionalidades do Windows e do lado direito clique em Abrir.

Windows 11 Google Play Store

Agora temos de ativar duas coisas. Em primeiro lugar a Plataforma de máquina virtual e logo a seguir a plataforma de Hipervisor do Windows. É só colocar o visto. Depois clique em Ok.

Windows 11 Google Play Store

Depois é só aguardarmos um pouco enquanto o Windows procura os ficheiros necessários.

Windows 11 Google Play Store

Preparar o sistema

Em primeiro lugar temos de ter uma conta no GiutHub. Pode criar uma conta grátis. Depois temos de aceder a este link.

A seguir temos de carregar em Fork. Depois do nosso Fork ou por assim dizer a cópia do projeto estiver criada temos de ir ao Menu Actions.

Se surgir alguma caixa de confirmação escolha I understand my workflows, go ahead and enable them.

Depois no separador Actions, clique em Build WSA abaixo de All Workflow.

Na nova janela temos de mudar uma coisa se queremos ter as apps da Google. Dito isto, onde diz Variants of gapps mude para full. A seguir é só dar um clique em Run Workflow.

Entretanto o processo de construção de ficheiro vai começar. Leva alguns minutos por isso seja paciente.

Depois clique em Build WSA quando estiver concluído. A seguir chega à parte dos artifacts. Nessa altura dependendo do seu sistema terá de optar por um dos dois ficheiros. Seja como for na maioria dos casos escolha o

Clique nele e o download será iniciado. Depois é só aguardar que o ficheiro seja descarregado. Como são 2GB pode levar algum tempo.

Instalar a Google Play Store no Windows 11

Agora a primeira coisa que temos de fazer é extrair o ficheiro que descarregámos. Para isso basta recorrermos ao botão direito do rato e escolhermos extrair.

Quando estiver localize o ficheiro Install e clique em cima dele com o botão direito do rato. Depois escolha Run Powershell.

Agora é só esperarmos que o processo fique concluído.

Quanto terminar surge uma janela onde podemos fazer login na Google Play Store com os nossos dados.

Depois vamos também encontrar o ícone da Play Store no menu Iniciar.

A partir desse momento já podemos instalar as apps e os jogos que quisermos no Windows.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Microsoft quer revolucionar atualizações do Windows 11!

Pode parecer uma notícia curiosa após todas as piadas e "memes" que tivemos a oportunidade ver na Internet nas últimas horas, mas a realidade...

Xiaomi tem um smartphone pronto a dar pesadelos à Samsung!

Vamos ser mesmo muito honestos... Apesar do facto de a Samsung dominar o mundo dos dobráveis, esta está muito longe de oferecer o melhor...

35 graus é suficiente para perder esta autonomia no seu VE!

Nenhum automóvel escapa ileso a condições climatéricas mais extremas. Com as temperaturas a aquecer, sobretudo esta semana, os proprietários de veículos eléctricos confrontam-se com...

Anda a ver CAPTCHAs a toda a hora? Esta é uma das razões!

Se utiliza uma rede privada virtual (VPN) enquanto navega ou para aceder a streaming, é provável que resolva mais CAPTCHAs do que gostaria. O...

Tem a certeza que está a utilizar o para-sol de forma correta?

A utilização de um para-sol quando estaciona sob luz solar direta é uma forma fácil, económica e comprovadamente eficaz para combater o calor e...

Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A maioria das pessoas sabe que o óleo é um componente vital para os motores de combustão interna que alimentam a maioria dos nossos...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados