Windows 11 é mais rápido que o 10! Perceba porquê

Para muito boa gente, o Windows 11 não é nada mais que uma atualização ao ‘velhinho’ Windows 10 de 2015. E na verdade, em termos de utilização no dia-a-dia, pouco ou nada vai mudar! No entanto, em termos de mudanças debaixo do capô, foram mais que muitas.

Windows 11 é mais rápido que o 10! Perceba porquê

Windows 11 é mais

Portanto, o Windows 11 partilha muita coisa com o velho ’10’, no entanto, segundo a própria Microsoft. O novo SO traz muita coisa boa, que por sua vez faz com que valha a pena fazer upgrade ao seu computador. O que é estranho, porque muitas destas novidades, parecem ser perfeitamente compatíveis com o Windows 10…

Mas vamos por partes!

Como deve saber, a Microsoft continua a insistir em sistemas com suporte ao TPM 2.0, ao mesmo tempo que exige também processadores AMD Ryzen e Intel Core ‘recentes’. Algo super curioso, visto que ainda assim, se quiser instalar o Windows 11 em máquinas não compatíveis, é livre de o fazer… Apenas tem de ter em conta que nunca irá receber uma atualização de software. Isto, claro, se o hardware não for compatível com os requisitos da Microsoft.

Porquê tantas exigências no lado da Microsoft? Bem… O Windows 11 não é nada mais que uma adaptação do Windows 10 a um mundo pós-pandémico!

Ou seja, é um Windows muito mais seguro, e por isso, muito mais indicado para a nova realidade, em que o trabalho a partir de casa é cada vez mais o ‘normal’. (Uma dor de cabeça para as empresas, em termos de cibersegurança).

Uma prova disto é o TPM 2.0, que além de muitas outras coisas, serve também como um reforço a todos os sistemas anti-cheat do mundo dos videojogos. Como é o exemplo de Valorant, que vai obrigar ao uso de máquinas com suporte às tecnologias TPM 2.0 e Secure Boot, caso queira continuar a jogar em servidores oficiais.

Além disto, também existe um grande foco na velocidade!

Afinal, segundo o executivo da empresa, Steve Dispensa, existem mesmo várias mudanças internas no Sistema Operativo, que passam despercebidas a olho nu, mas que fazem toda a diferença no campo da performance.

Um exemplo disto é a forma como o sistema operativo prioriza aplicações e processos, com o SO a aprender com o utilizador, ou melhor, com a forma como o utilizador abre e utiliza diferentes apps ao longo do dia. O Windows 11 vai ser capaz de continuar a abrir aplicações, mesmo com recursos virtualmente esgotados, graças a uma gestão inteligente destes.

Entretanto, temos também um novo mundo de eficiência na utilização de recursos com o Edge. Uma funcionalidade que infelizmente ainda não sabemos se vai chegar ao Chrome e Firefox… Provavelmente não vai!

Algo que também é uma novidade, é a forma como o Windows 11 recupera do modo de suspensão. Funcionando agora quase como um smartphone, em que basta carregar num botão, e tudo está pronto a funcionar.

Contudo, no mundo das mudanças, também existem algumas novidades no Windows 11, que parecem bastante fáceis de adaptar ao Windows 10… Mas não, a Microsoft decidiu não o fazer, mesmo tendo em conta que o ‘velho’ SO vai continuar a receber atualizações até pelo menos 2025. Estamos a falar da tecnologia de compressão nos Windows Updates, com o tamanho a ser reduzido até 40%.

No geral, o Windows 11 parece ser um lançamento muito interessante. Mas também vai ser muito capaz de irritar os utilizadores, devido a exigências estranhas, e funcionalidades que simplesmente não são postas no W10 porque a Microsoft não quer.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft Edge 95: a última build já está disponível! Descarregue já

A Microsoft lançou hoje a build final do Edge 95 no canal Dev. Esta é a última versão antes do novo Edge estar disponível...

Galaxy S22: reveladas as novas cores e há uma surpresa!

A Samsung sabe que os olhos também comem e como tal aposta muito no design dos seus smartphones e inclusivamente nas cores. Ora o...

Placas gráficas novas em 2021? RTX 3080 Super já apareceu!

Na opinião de muitos especialistas, faz ZERO sentido lançar uma nova gama de placas gráficas, quando a atual continua tão rara e tão cara....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!