Windows 11 24H2 deteta ficheiros corrompidos mas não existem!

Inicialmente parecia que o novo Windows 11 24H2 tinha poucos problemas. No entanto, parece que as coisas não são bem assim. É que todos os dias estão a ser descobertas novas situações, algumas das quais ainda não estavam documentadas. A propósito disto ontem já se tinha falado numa cache de 8,63 GB que não dá para apagar depois da instalação do novo Windows. Agora parece que a nova versão faz com que o Windows 11 24H2 detete erradamente ficheiros corrompidos sempre que o executa.

Windows 11 24H2 deteta ficheiros corrompidos mas não existem!

O site WindowsLatest tem andado a descobrir todos estes problemas. No caso deste novo surge quando se executa o comando sfc /scannow. Nessa altura são logo assinalados ficheiros corrompidos mas a questão é que eles não existem.

O Verificador de Ficheiros do Sistema (SFC) é bastante popular entre os utilizadores que efectuam a manutenção semanal da sua instalação do Windows. É também uma das dicas mais dadas pelos YouTubers, e é por isso que muitas pessoas executam o sfc /scannow com frequência. No entanto, um bug no Windows 11 24H2 torna a situação confusa porque o SFC encontra sempre ficheiros corrompidos.

windows 11 24h2 deteta ficheiros corrompidos mas não existem!

Primeiro as pessoas ficam descansadas porque o problema parece estar resolvido. Depois quando se executa o comando SFC novamente surge a mesma mensagem, que mais uma vez afirma que o SFC reparou a instalação do Windows. Não importa quantas vezes executa sfc /scannow. Haverá sempre algo a reparar!

Curiosamente não é um problema novo

Este problema já tinha sinalizado pela primeira vez por quem está no Programa Windows Insider e agora passou para o canal de produção com o Windows 11 24H2. Outros utilizadores também o assinalaram nas publicações do Feedback Hub.

É provável que haja uma incompatibilidade nos hashes dos ficheiros que está a fazer com que o SFC detecte continuamente e tente corrigir estes ficheiros. Os hashes de ficheiro verificam se o ficheiro original está presente e não a versão modificada.

O bom é que a Microsoft está a par do que se passa e está a trabalhar numa correção, que poderá chegar através de uma atualização do lado do servidor.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também