A Google parece estar a lançar amplamente as novas funcionalidades grátis de proteção contra roubo do Android que “protegem os seus dados pessoais”. Isto inclui Deteção de roubo, Dispositivo offline e Bloqueio remoto. Pode aceder ao novo menu “Proteção contra roubo” na aplicação Definições do seu telefone. Depois tem de ir a Google, separador Todos os serviços, Segurança pessoal e do dispositivo (perto do fundo). Em alternativa, pode pesquisar por “roubo” nas Definições. Vamos então olhar para esta novidade grátis no seu smartphone Android!
Já deve ter esta novidade grátis no seu smartphone Android!
Se “alguém pegar abruptamente no seu telemóvel e fugir” enquanto o equipamento estiver em utilização, o Bloqueio de deteção de roubo entra em ação para desligar o ecrã e exigir autenticação antes de recuperar o acesso. São utilizados sensores de dispositivos, Wi-Fi e ligações de dispositivos inteligentes.
Da mesma forma, “se alguém roubar [o seu dispositivo] e desligar a Internet para evitar a localização”, o Bloqueio de dispositivo offline ativa-se.
Depois de o seu telemóvel ser roubado, o Bloqueio remoto permite-lhe visitar android.com/lock, que está agora ativo. Fornece o seu número de telefone pré-confirmado e um desafio de segurança para bloquear o dispositivo. Isto com a Google a acreditar que é mais rápido do que entrar em Encontrar o meu dispositivo. Também verá uma ligação para o Bloqueio remoto na página de definições da app Encontrar o meu dispositivo.
Com o dispositivo offline e o bloqueio remoto, a Google afirma que o “ecrã se pode bloquear até duas vezes por dia”.
Tem de ativar cada funcionalidade antecipadamente, bem como configurar o Bloqueio remoto, certificando-se de que a “Verificação do número de telefone” está activada. Assim se decidir desativar uma funcionalidade, o sistema solicita que se autentique com dados biométricos.
Depois de aparecer para alguns utilizadores no final da semana passada, a proteção contra roubo está agora a aparecer amplamente em dispositivos Android em todo o mundo. Entretanto parece mais centrada em dispositivos Pixel e Samsung.
Entretanto uma vez que se alimenta pelo Google Play Services, estará disponível no Android 10 e mais recente.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!