O Windows 11 24H2 está a ter um bom começo. Não tem tantos problemas como as actualizações anteriores do Windows. No entanto o site WindowsLatest deu conta de dois erros não documentados. Primeiro, há um problema que faz com que o cursor desapareça ou fique invisível. No entanto na Leak já o tínhamos detetado em versões anteriores. Em segundo lugar, existe um problema no Windows 11 24H2 que cria uma cache de atualização de 8,63 GB, que não pode ser eliminada com a Limpeza de disco.
Windows 11 24H2 está a criar uma cache de 8GB no disco!
A questão do cursor pode acabar por ser menos grave face à outra questão da cache. É que ter uma cache de limpeza do Windows Update de 8,63 GB é significativo. Sobretudo para quem tiver um SSD mais pequeno.
Embora a cache do Windows Update seja bastante normal e visível em ferramentas como a Limpeza de Disco ou a Limpeza de Armazenamento, um bug estranho no Windows 11 24H2 não lhe permite limpar a cache ou os ficheiros da atualização. Ou seja, vai ficar mesmo com esse espaço ocupado.
A Limpeza de disco e as Definições de armazenamento tentam remover os ficheiros da cache de atualização, mas não funcionam, uma vez que a cache de limpeza do Windows Update continua a ocupar o mesmo armazenamento.
Mas mais curioso é que apagar a pasta de distribuição de software, não funciona. Para além disso a instalação de reparação do Windows 11 também não resolve o problema, mas uma instalação limpa põe fim ao problema.
No entanto, provavelmente não vale a pena perder o seu tempo com uma instalação limpa porque a Microsoft está a par do que se está a passar. Isto também porque várias pessoas já deram este feedback.
A razão para isto acontecer
O Windows 11 24H2 é fornecido com a funcionalidade de atualizações de pontos de verificação. No entanto esta alteração causou um problema em que aparece uma cache de atualização grande e não eliminável de 8,63 GB.
Isto acontece porque os componentes da atualização do ponto de verificação atual, como o KB5043080 de setembro, são assinalados como necessários para futuras actualizações, pelo que não podem ser removidos durante a limpeza.
Entretanto não recomendamos que remova estes componentes, uma vez que podem interromper futuras actualizações do Windows.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!