Windows 10X tem uma grande novidade de segurança!

O Windows 10X faz parte do ambicioso projeto Windows Core OS da Microsoft. Embora inicialmente se tivesse falado deste sistema operativo para equipamentos com dois ecrãs, eis que tudo mudou e ele vai chegar aos dispositivos que possuem apenas um ecrã, como os PCs. Logo à partida temos um novo menu Iniciar, um centro de ação renovado bem como uma barra de tarefas. Pode ver o hands-on aqui. No entanto os destaques vão ainda para uma funcionalidade inteligente ao nível da segurança que chega com o Windows 10X.

Windows 10X tem uma grande novidade de segurança!

De facto uma das novas funcionalidades diz respeito à proteção antirroubo. Como o nome sugere pode evitar que alguém deite a mão ao seu dispositivo, apague tudo e se aproprie dele.

Windows 10X segurança

A proteção contra Reset é algo inteligente e torna, de facto, mais complicado o roubo de um portátil que esteja associado a uma conta Microsoft.

Assim, para poder apagar tudo de um portátil terá de entrar com a conta original do dispositivo. Se não fizer login não há nada a fazer. Quem o roubar e quiser apagar tudo, não vai conseguir fazê-lo se não tiver o pin. Eventualmente pode estar a pensar. E se alguém mudar o disco? Considerando o tipo de dispositivos iniciais a que este sistema operativo se destina não será uma tarefa fácil.

Windows 10X segurança

A Microsoft ainda não falou muito acerca da compatibilidade do Windows 10X com os diferentes tipos de hardware. No entanto sabe-se que deverá chegar a equipamentos que vão custar menos de 600 Euros e que vão receber updates mensais com melhorias de qualidade.

Entretanto volto a lembrar que o Windows 10X não poderá ser descarregado para instalação em dispositivos que já têm o Windows 10. Em vez disso virá pré-carregado numa nova categoria de dispositivos.

Apesar de ainda não ter sido lançado, o Windows Latest refere que em 2020 o Windows 10X terá o primeiro grande update que trará melhorias na interface e suporte para o Surface Neo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub