Windows 10 vai ter uma linha de comando completamente nova!


Por em

A linha de comando do Windows não tem tido grandes alterações ao longo da sua existência. Um dos motivos principais é porque nunca foi realmente necessário. De facto e apesar de não ser a funcionalidade mais atrativa do sistema operativo, é funcional e está de acordo com as necessidades dos utilizadores avançados. No entanto, a Microsoft quer deitar-lhe as mãos e fazer algumas alterações. Na conferência anual Build, o gigante de Redmond anunciou que o Windows 10 vai receber em breve o Windows Terminal.

Nova linha de comando aposta nas funcionalidades

O Windows Terminal vai ser uma linha de comando modernizada que inclui as funcionalidades de PowerShell e linha de comando. Ou seja, aparentemente a linha de comando antiga não vai desaparecer do Windows. O sistema operativo vai ter é uma alternativa mais poderosa para quem a quiser usar.

linha de comando

Mas afinal para que é que necessitamos dela? 

A Microsoft promete que o novo Windows Terminal vai ter muitas melhorias. A maior é sem dúvida a funcionalidade de multi-separadores. Dito isto, o terminal vai permitir abrir diversos separadores na aplicação, sendo que cada uma pode estar a utilizar comandos diferentes.

linha de comando

Para além disso, o Terminal suporta ainda a renderização de texto acelerada pela placa gráfica. Isto torna possível a utilização de ícones e emojis. Para além disso, vamos poder mudar o tema, a cor, o estilo da fonte e até o fundo.

Apesar de ainda não ter chegado ao Windows já é possível testarmos o novo terminal. Esta ferramenta é totalmente open-source e como tal podemos descarregarmos e corrermos sem problemas. Está disponível aqui.

Entretanto se quiserem esperar, as versões iniciais do Terminal vão começar a chegar automaticamente à Windows Store no verão.

Se, de facto, esta nova app for implementada sem retirar a antiga linha de comando é semdúvida uma mais valia. Dá poder de escolha, garantindo mais funcionalidades para quem realmente necessitar.

Leia também

Ou veja mais notícias de Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Xiaomi Mi 9 é o smartphone mais rápido do mês de Abril

State of Play está aí à porta! Mas ainda sem notícias da PlayStation 5

Seguinte