Windows 10 vai ter uma linha de comando completamente nova!

A linha de comando do Windows não tem tido grandes alterações ao longo da sua existência. Um dos motivos principais é porque nunca foi realmente necessário. De facto e apesar de não ser a funcionalidade mais atrativa do sistema operativo, é funcional e está de acordo com as necessidades dos utilizadores avançados. No entanto, a Microsoft quer deitar-lhe as mãos e fazer algumas alterações. Na conferência anual Build, o gigante de Redmond anunciou que o Windows 10 vai receber em breve o Windows Terminal.

Nova linha de comando aposta nas funcionalidades

O Windows Terminal vai ser uma linha de comando modernizada que inclui as funcionalidades de PowerShell e linha de comando. Ou seja, aparentemente a linha de comando antiga não vai desaparecer do Windows. O sistema operativo vai ter é uma alternativa mais poderosa para quem a quiser usar.

linha de comando

Mas afinal para que é que necessitamos dela? 

A Microsoft promete que o novo Windows Terminal vai ter muitas melhorias. A maior é sem dúvida a funcionalidade de multi-separadores. Dito isto, o terminal vai permitir abrir diversos separadores na aplicação, sendo que cada uma pode estar a utilizar comandos diferentes.

linha de comando

Para além disso, o Terminal suporta ainda a renderização de texto acelerada pela placa gráfica. Isto torna possível a utilização de ícones e emojis. Para além disso, vamos poder mudar o tema, a cor, o estilo da fonte e até o fundo.

Apesar de ainda não ter chegado ao Windows já é possível testarmos o novo terminal. Esta ferramenta é totalmente open-source e como tal podemos descarregarmos e corrermos sem problemas. Está disponível aqui.

Entretanto se quiserem esperar, as versões iniciais do Terminal vão começar a chegar automaticamente à Windows Store no verão.

Se, de facto, esta nova app for implementada sem retirar a antiga linha de comando é semdúvida uma mais valia. Dá poder de escolha, garantindo mais funcionalidades para quem realmente necessitar.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário