Windows 10: problema grave acaba de ser resolvido! Atualize já!

Como referimos na Leak o update de Março deixou muitos PCs com o sistema operativo Windows 10 cheios de problemas. Na prática tratam-se de erros de ecrã azul muito frequentes que dão cabo da paciência a quem quer trabalhar. São mais comuns em que tem uma impressora ligada, mas acabou por afetar outras pessoas também. Agora eis que a Microsoft acaba de lançar um update que corrige este problema grave no Windows 10.

Windows 10: problema grave acaba de ser resolvido! Atualize já!

As atualizações que deram origem a este problema foram as KB5000802, KB5000803, KB5000808 e outras lançadas a 9 de Março. Felizmente, a correção já está a ser distribuída com a designação Windows 10 KB5001567. Está marcada como opcional no Windows Update. Se por algum motivo não vir a atualização e tem mesmo de resolver o problema também a pode descarregar manualmente. O link está disponível aqui. Esta versão é para quem tem o Windows 10 20H2 como refere o site Windows Latest.

Windows 10 problema grave

Embora neste momento o update seja opcional vai deixar de o ser quando esta novidade for incluída no conjunto de patches que chegam a 13 de Abril em mais uma Patch Tuesday.

Neste momento não se sabe quantas máquinas foram afetas por este problema, mas já vimos inúmeros relatos aqui e ali.

Os computadores estavam a encravar no Office e noutras apps. No entanto quem não tem qualquer impressora configurada parecia estar a salvo, como referi acima, embora houvessem casos pontuais com problemas.

Entretanto se está a usar uma versão do Windows anterior à 20H2 ainda não há correção mais vais sair uma em breve.

Mas se não pode esperar e está mesmo desesperado há uma solução.

Em primeiro lugar abra a linha de comando com privilégios elevados. Para isso na pesquisa ao lado do menu iniciar escreva linha de comando. Depois do lado direito só tem de escolher executar como administrador.

Windows 10 problema graveAgora corra o seguinte comando. Mas atenção deve substituir a linha “KX driver for Universal printing” pelo nome da sua impressora.

rundll32 printui.dll,PrintUIEntry /Xg /n “KX driver for Universal printing”

O comando acima vai abrir a caixa de diálogo da impressora. No campo atributos caso no diga direct, corra o seguinte comando.

rundll32 printui.dll,PrintUIEntry /Xs /n “KX driver for Universal printing” attributes +direct

Feche a interface de configuração da impressora e a linha de comando.

De facto é bom que este problema grave no Windows se tenha resolvido com rapidez.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

iPhone 13 Pro Max vs Galaxy S22 Ultra: quem resiste mais?

O lançamento de novos smartphones significa novos testes. Enquanto alguns são mais calmos e limitam-se ao normal, outros são mais perigosos. Pelo menos para...

Especial – O que é uma TV Box? É uma porta aberta para o IPTV!

É muito provável que já tenha ouvido falar de aparelhos denominados de TV Box, Box Android, ou Smart Box, por essas Internets fora. Pois...

Windows 10: atenção desative agora mesmo estas opções!

É verdade que o Windows 11 está quase a chegar. No entanto ainda há muitas pessoas que estão a utilizar o Windows 10 e...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!