Windows 10: novas versões estão cada vez mais populares!

A empresa AdDuplex publicou os resultados de um novo estudo que mostra a prevalência das diferentes versões do sistema operativo Windows 10 e de facto as coisas parecem estar de acordo com uma previsão que fiz ontem acerca do que se vai passar com o Windows 10 em 2021.

Windows 10: novas versões estão cada vez mais populares!

Ora no final de Fevereiro, o update mais recente do Windows 10 que chegou em Outubro e também conhecido por 20H2 ganhou 13.6% de taxa de atualização. No entanto, ainda não conseguiu ultrapassar o update de 2019, Windows 10 1909 que está em segundo lugar com 26.8%.

O primeiro lugar continua a ser ocupado pelo update de Maio do ano passado, o Windows 10 2004 com uma taxa de participação de 41.8%. Dito isto, se a percentagem de utilização do Windows 10 1909 diminuiu face aos 31.2% de Janeiro, o Windows 10 2004 e o Windows 10 20H2 aumentou entre 2 e 3.2 pontos percentuais.

No quarto, quinto e sexto lugar estão as versões 1903 com 5.8%, 1803 com 1.7% e 1809 com 1.4%. Já não têm suporte da Microsoft.

No entanto não duvido que o update que mais vai levar pessoas a instalarem-no é o Sun Valley.

De facto, 2021 será um ano de muitas novidades para o Windows 10. Isto porque teremos o tão falado update Sun Valley que chega na segunda metade deste ano e vai mudar graficamente este sistema operativo. Mas para além disso, haverá atualizações menores e mais recorrentes que serão conhecidas por Experience Pack.

Windows 10 em 2021

Apesar de estas novidades e correções o que todos querem é a nova interface. Sobretudo no meu caso que estou tão habituado ao macOS será interessante termos um aspeto mais flutuante e arredondado no Windows 10. Para além disso temos um menu iniciar redesenhado e uma barra de tarefas também.

Windows 10 flutuar
Fonte da imagem: Windows Latest

Os cantos redondos de que falei acima vão chegar a várias partes do sistema operativo.

Quando às flutuações, a primeira é logo no menu Iniciar. Assim este menu vai parecer visualmente separado da barra de tarefas. Para além disso, o menu que surge quando usamos o botão direito do rato vai ter o mesmo efeito.

Fonte da imagem: Windows Latest

Mas para além destas mudanças estéticas temos também as novas funcionalidades. 

Assim como acontece com o painel de controlo, a app de definições do Windows 10 está dividida em múltiplas categorias. Sistema, dispositivos, personalização, entre outras. Assim, pode carregar nessas categorias para encontrar as opções que deseja. Para além disso, também pode utilizar a pesquisa no topo da janela para encontrar mais rapidamente o que procura.

Mas as mudanças vão muito para além disto. Vão chegar também a apps e às próprias definições do sistema operativo.

A Microsoft desta vez resolveu parar um pouco e em vez de dar importância apenas (ou mais) aos utilizadores empresariais, resolveu apostar à séria nos utilizadores domésticos. Assim teremos um sistema operativo mais amigo da vista.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!